O ciclo vital - velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FETREMIS

CAPA DO TRABALHO

SETEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO

MUDANÇAS FÍSICAS E COGINITIVAS NA VELHICE

“O mundo inteiro é um palco, e todos os homens simples atores, com as suas saídas e entradas, com múltiplos papéis em atos que abrangem sete idades. Primeiro, temos a criancinha, choramingando e vomitando nos braços da ama. Segue-se o estudante resmungão, com a sua mochila, o brilhanterosto matinal, arrastando-se como um caracol para a detestada escola. A terceira idade é a do amante, suspirando como uma fornalha, com uma horrível balada em honra da sobrancelha da amada. Depois vem o soldado, cheio de estranhos juramentos, barbudo como um leopardo, zeloso da honra, brusco e ágil na luta, atrás da ilusória reputação, mesmo na boca do canhão. A quinta idade é a do magistrado, como seu belo ventre redondo, usando gorro próprio, olhar severo e barba de corte formal, cheio de sábios provérbios e modernos julgamentos, desempenhando o seu papel. A sexta idade faz o homem vestir-se como um arlequim, de calças justas, óculos no nariz e algibeira ao lado; meias joviais, bem conservadas, um mundo amplo demais para as suas enfraquecidas pernas, e um vozeirão másculo a tornar-se numinfantil soprano, cheio de silvos e sibilos. A derradeira cena, término da memorável história da vida, é a segunda infância, a do puro esquecimento, a da falta de dentes, de visão, de paladar, rumo ao nada.” (William Shakespeare, As you please, Cena 7, Ato II).
Deparamo-nos, finalmente, com a última dentre as “sete idades do homem”, o período da velhice.
Uma das mudanças demográficas maissurpreendentes nas últimas décadas encontra-se no rápido embranquecimento nos cabelos da população mundial. Pelo fato de a expectativa de vida ter aumentado de maneira significativa, e devido ao declínio das taxas de natalidade em vários países, a percentagem da população total com mais de 65 anos aumentou e continuará a crescer de maneira dramática. Por volta de 2040, quando a maior parte já terámorrido, a taxa de expansão da população de idosos apresentará uma queda drástica.
Essa mudança demográfica trará uma variedade de efeitos, alguns óbvios, outros sutis, sobre a cultura de todos os países afetados. Planos de pensão serão bastante exigidos; os custos com cuidados de saúde elevar-se-ão de forma dramática; hospitais, casas para idosos e outros sistemas de cuidados ficarão muitopressionados. Sem dúvida veremos mudanças no estilo ou forma de anúncios na televisão e em outros lugares, à medida que a propaganda irá visar o idoso, além de presenciarmos uma mudança na força política. Nas famílias, núcleos familiares cada vez menores e idosos vivendo por mais tempo podem significar um percentual cada vez maior de adultos na meia idade assumindo o papel de provedores de cuidados deidosos fragilizados. Todos os segmentos da sociedade terão que se ajustar, de alguma forma, a essa notável mudança na distribuição etária da população.

Subgrupos de idosos
É um erro pensarmos nos idosos como um único grupo. Nesse sentido, Bernice Neugarten (1974, 1975), sugeriu um sistema de categorização bastante adotado por gerontologistas: ela estabeleceu uma distinção entre jovem idoso eidoso velho. Segundo Neugarten, o idoso jovem situa-se entre 55 e 75 anos, ao passo que o idoso mais velho teria mais de 75 anos.
Uma das principais coisas a distinguir esses dois subgrupos é o risco de incapacitação significativa ou problemas de saúde. No entanto, á muitas medidas da função física e mental que mostram um declínio mais drástico que se inicia por volta dos 75 anos, incluindo o QItotal, perda auditiva e capacidade aeróbica.
Apesar de existir essa diferenciação, através das pesquisas foi constatado que o processo de envelhecimento é algo totalmente individual. Alguns adultos, aos 65 anos, já estão com alguma incapacitação; outros estão cheios de vida e energia aos 85 anos ou mais. Na verdade a distinção deveria ser feita em dois outros grupos: idosos doentes e idosos com...
tracking img