O ciclo economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Desde o período colonial até 1930, o Brasil centralizou a atividade econômica fabricando produtos primários para exportação. Foram grandes as dificuldades para a implantação da agricultura e de atividades extrativas no período do Brasil Colônia e para atrair o colono era necessário recompensá-lo pelo grande sacrifício. Os portugueses dividiram as terras em lotes, denominadoscapitanias hereditárias, e deram início a produção, assim iniciou-se no Brasil os ciclos econômicos, houve três grandes ciclos de produção no Brasil:
O ciclo da cana-de-açúcar;
O ciclo do ouro;
O ciclo do café.

A produção açucareira

O processo de mudança da mão-de-obra nativa para a negra ocorreu durante a era colonial. Essa mudança ocorreu mais rapidamente no nordeste, principalmente na Bahia eem Pernambuco, pois demandavam a força de trabalho proveniente da África e depois aos poucos foram se expandindo aos arredores.
No restante do país, a mudança foi mais lenta, devido aos custos altos, com a distância e maus tratos impostos pelos escravos e com isso reduziam-se a quantidade de escravos pela metade, o que acarretava ao aumento no seu valor. Resolvido a questão dos trabalhadores(escravos) à monocultura pôde ter início, eram vários braços tocando a produção nas unidades, sob o olhar ameaçador de um feitor. O local onde se produzia o açúcar (engenho) localizava-se no centro da fazenda, e com o passar do tempo as fazendas canavieiras implantaram o mesmo sistema de engenho. A produção açucareira foi o eixo da economia colonial durante o período do século XVI até quase o finaldo século XVIII e era considerado um produto nobre de exportação.
Com a entrada das concorrentes no mercado internacional os produtores locais começaram a investir em outros produtos como, por exemplo, o tabaco baiano que obteve uma grande receptividade na Europa, sua decadência se deu com a proibição do tráfico negreiro no século XIX.
Ainda no século XVII Lisboa enfrentou dificuldades com asinvasões holandesas, o que forçou Lisboa a se unir com a Península Ibérica tornando-se um governo único. Os neerlandeses tornaram-se inimigos de Portugal e consequentemente do Brasil, e com isso a manutenção dos interesses portugueses na região nordeste tornou-se mais difícil.

O Brasil durante o ciclo do ouro

No início do século XVIII, Portugal enfrentou a estagnação da produção açucareira noBrasil, quando surgiu nacionalmente atraiu as atenções locais e internacionais, sendo as demais atividades deixadas de lado, devido a importância desse metal. Alimentavam-se a fantasia de que todo o território americano estivesse repleto desse ouro, isso se estendeu por dois séculos de exploração. Muitos morreram, pois se embrenharam Mata a dento, onde se perdiam ou eram vitimas dos índios ou daprópria natureza. Entre as diversas formas de expedições, destacaram-se as bandeiras paulistas, que capturavam os índios. Esses aventureiros é que encontraram o ouro mineiro nas regiões das cidades históricas.
Essa descoberta ocasionou um movimento migratório inédito para o Brasil, alterando o perfil da população, surgindo uma camada media na escala social. A indústria da mineração explorava asjazidas, a qual se dava de um lado, nas lavras, onde tinham um grande numero de trabalhadores, a maioria escravos. Não se registra a presença do índio.
A produção aurífera conheceu novas modalidades de trabalho escravo devido sua organização geral. Alguns escravos tinham uma posição diferençada na economia mineira, maior mobilidade social. Podiam se estabelecer por conta própria, trabalhando porcotas e podiam adquirir a própria liberdade.
Os homens livres também foram atingidos por essas diferenças. Antes somente os grandes proprietários tinham status advindo da posição dominante na estratificação social vigente. Em Minas, as possibilidades eram outras e vários empreendedores pequenos tinham sucesso na nova atividade.
Essa atividade exigia um controle maior dos colonizadores, devido...
tracking img