O ciclo do ouro no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi a partir do século XVIII, depois que foi descoberta a primeira jazida de ouro no Brasil que tudo começou a mudar. A coroa viu nessa descoberta uma grande oportunidade de melhorar sua economia. Ociclo econômico da mineração na América portuguesa teve início no final do século XVII, após a decadência da produção açucareira, a atividade extrativista era voltada para o ouro e os diamantes. Oapogeu da mineração ocorreu entre 1750 e 1770, justamente quando a Inglaterra começou a se consolidar como potência industrial e exercer influência econômica cada vez maior sobre Portugal.
E foi em 1698quando foi descoberta a primeira jazida de ouro no Brasil que a disputa pelo ouro se iniciou de fato. Os governadores relataram ao rei de Portugal a tal descoberta, e quando a noticia se espalhoumuitos vieram em busca do ouro, em busca de enriquecimento. Naquela época a economia do período colonial era muito caracteriza pela monocultura,latifúndio e Mao de obra escrava.
A população era bastanteestava bastante misturada, mas com predomínio dos paulistas, que se julgavam os donos das minas de ouros e não queriam dividir seus lucros com os estrangeiros conhecidos como “emboabas” quecontrolavam as entradas e saídas das minas assim como a quantidade de ouro extraída.
Para melhor controlar a mineração, Portugal decidiu que todo ouro deveria permanecer em Minas Gerais até que os impostosfossem pagos, o que atrapalhou muito o comércio com a Bahia e os negócios de muitos emboabas que lá viviam. Irritado com a nova lei, Nunes Viana se desentendeu com Borba Gato, guarda-mor das minas.Viana decidiu não acatar a decisão da Coroa e foi expulso. Porém, como não contavam com o apoio dos emboabas, estes se rebelaram e, com isso, surgiu o primeiro grande conflito entre nativos e estrangeirosna colônia.
O ouro explorado por aqui ficou conhecido como ouro de aluvião, depositado no fundo dos rios e de fácil extração (ao contrário das minas de prata, que exigiam uma escavação profunda)....
tracking img