O ciclo das rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Ciclo das Rochas começou a partir da destruição das rochas da superfície causado por ação dos agentes externos, como o intemperismo, erosão ou a aglutinação de ambos. Ointemperismo é o processo de degradação das rochas, por qual acontece quando expostas à atmosfera sofrem um ataque erosivo, provocado pelo clima, que pode modificar o seuaspecto físico ou sua composição mineralógica. A erosão é o processo de desgaste mecânico, causado pelas águas correntes, pelo vento, pelo movimento das geleiras e pelosmares.
Os produtos resultantes da destruição são transportados por diversos fluidos, passando a circular sobre a superfície terrestre por ação do calor solar e pelagravidade. Entretanto quando cessa a energia que os fazem circular, eles depositam-se nas regiões mais baixas, formando então as rochas sedimentares. E com o passar dotempo as rochas sedimentares são sepultadas a grandes profundidades, sofrendo conseqüentemente o efeito do calor terrestre e se tornando cada vez mais duras. Assim quando asplacas tectônicas se chocam, tendo essas a mesma estrutura cria-se uma elevação devido o impacto formando montanhas enormes possíveis de encontrar fóssil marinho no topodas mesma.
Nos níveis mais profundos, a temperatura e a pressão são maiores, transformando rochas metamórficas que por sua vez aumenta ainda mais a temperaturaocorrendo uma fusão do qual se transforma em rocha ígnea. Devido a essa ação do movimento do manto, essa rocha ígnea, cada vez mais, ela tende a subir aos níveis superiores.Contudo, após milhares de anos, finalmente a rocha chega à superfície terrestre e novamente começa a sofrer ação dos agentes externos, assim inicia o ciclo novamente.
tracking img