O Caso Telemar_ Gestão do conhecimento

346 palavras 2 páginas
FATEC-SP
Faculdade de Tecnologia de São Paulo

O Caso Telemar

Docente: Esmeralda Aparecida de Oliveira
Discentes: Dilza Aparecida Ferreira
Evelyn Yoshizato dos Santos
Nayara Christine de Moraes
Thiago Hugo Cardoso
Curso: Automação de Escritórios e Secretariado
Disciplina: OSM II
Período: 5º Semestre- Noturno

A – Que modos de conversão do conhecimento pela interação entre o conhecimento tácito e o explicito podem ser identificados no programa de Trainee?
Resposta: Os modos de conversão são os da Internalização (E – T), da Externalização (T –E) e socialização (T – T), porque o trainee vivencia situações reais de trabalho, interagindo com diversas gerências, participando de projetos individuais e em grupo e atuando em mais de uma área profissional para conhecer melhor o negocio Telemar. Essa vivencia é acompanhada pela área de RH e o objetivo é capacitar os trainees, durante cinco meses, por meio de treinamento “on the job” nas diversas Diretorias, fornecendo uma visão estratégica e sistêmica da organização, fazendo com que desenvolvam habilidades de relacionamento, de gestão de pessoas e de processos mediante treinamento formal e dirigido.

B – Que modos de conversão do conhecimento pela interação entre o conhecimento tácito e explicito podem ser identificados no programa da Universidade Corporativa?
Resposta: Os modos de conversão são: Socialização (T – T); Internalização (E – T) e Externalização (T – E). A Universidade foi criada para diferenciar o desempenho de seus colaboradores, atuando efetivamente na gestão do conhecimento, na identificação das competências, nos valores da organização, na formação de sua massa critica e de um time de classe mundial.

C - Como a Telemar pode transformar em aprendizagem organizacional a aprendizagem individual de seus colaboradores?
Resposta: Utilizando o conhecimento tácito de cada um, desenvolvendo os mesmos e direcionando esse conhecimento para a organização, seja através da

Relacionados