O CASO LANCHAS TORPEDO S.A

940 palavras 4 páginas
Associação Carioca de Ensino Superior Centro Universitário Carioca
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL – PROF.ª ROSANGELA ALVES
ESTUDO DE CASO 1 – BUFFET COMABEM LTDA.1

O Buffet Comabem foi criado em 1970 pelo senhor Ricardo Pessoa e mais três amigos, com os quais havia trabalhado no passado em alguns restaurantes no sul do Brasil. Dispondo de algumas economias, acumuladas ao longo de mais de 20 anos como cozinheiro de restaurantes na cidade de Curitiba, convidou os três amigos a participarem do negócio, oferecendo aos mesmos a proposta de entrarem com 15% do capital, cada um, ficando o senhor Ricardo com os 55% restantes.
Com a experiência acumulada ao longo de todos esses anos no ramo de alimentação, pôde perceber que não existia na cidade de Curitiba nenhuma firma que explorasse o ramo de produção e venda de comida para entrega em domicílio, nem para as empresas, nem para as pessoas que desejassem contratar esse tipo de serviço.
Após algum estudo sobre o mercado local, o senhor Ricardo resolveu alugar uma casa localizada em um bairro distante 10 minutos do centro da cidade, transformando-a na seda da empresa, que passou a funcionar com uma grande cozinha industrial com capacidade de produção de uma grande e variada quantidade de pratos, salgadinhos e doces dos mais diversos tipos.
Além dos materiais necessários à produção dos alimentos, investiu todo o capital inicial na aquisição de louças, talheres e outros materiais necessários para a organização de eventos de todo o tipo.
Desde o início, acordaram que a empresa deveria realizar todo o esforço para oferecer um serviço de qualidade máxima em todos os aspectos do negócio. Todos os empregados recebiam treinamento para a realização de qualquer atividade na empresa, principalmente na parte realtiva ao atendimento dos clientes. O lema da empresa era: O Cliente é o Rei! Ele tem sempre razão, e em hipótese alguma deve ser contrariado.
Os negócios prosperaram e já na década de 80 a Comabem

Relacionados