O caso kosovo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O caso Kosovo, as Organizações Internacionais e Leis Internacionais: Um jogo de espelhos ou os reflexos do jogo.
































Fonte: http://www.guiageo-europa.com/mapas/mapa/balcas.jpg



Objecto do Trabalho / Estudo

O “conflito” que dá lugar ao chamado “jogo de espelhos” ou “reflexos do jogo”, a que alude o presente trabalho deRelações Internacionais (R.I.) do 1º semestre do 1º Ciclo do Curso de Direito 2010/2011 da Faculdade de Direito (F.D.) da Universidade Nova de Lisboa (U.N.L.), assenta em conflitos e problemas anteriores decorrentes por força da disputa do território dos Balcãs. Conflitos seculares, que de acordo com as diferentes épocas, têm respectivamente, inicio em diferentes vectores, mas sem dúvida sempre comorigem em gerações anteriores.
Os intervenientes, esses são quase sempre os mesmos, “vestindo” por vezes a pele de lobo e outras tantas a pele de ovelha, chegando até a estar inseridos em Organizações Internacionais que lhes permitem (aos seus constituintes) salvaguardar os seus interesses pessoais.
O começo do fim da Jugoslávia, o que levaria ao seu foco sangrento, ocorreu sobretudono Kosovo em 1982sangriento, tuvo lugar en Kosovo en 1982.. Esta crisis marcó la vida políticaA crise marcou a vida política del país, sus divergencias y sus luchas políticas durante todo un decenio.do país, suas diferenças e suas lutas políticas para uma década inteira. ElO problema de Kosovo, en su misma especificidad, abriga el aspecto generalproblema do Kosovo, na sua especificidade própria,as causas do aspecto geralde la crisis que ha llevado a la disolución gradual de Yugoslavia. da crise que levou à gradual dissolução da Jugoslávia.Se puede Edecir, globalmente, que la historia política de Kosovo, al menos en el siglom geral, a história política do Kosovo, pelo menos nos factos relativos ao séculoXX, está marcada por el enfrentamiento de dos nacionalismos: el albanés y el XX, émarcada pelo conflito de dois nacionalismos: o albanês e o sserbio, en su aspiración por dominar Kosovo.érvio e a sua ambição de dominar o Kosovo. Pero la consideración de un Sendo que nesse contexto o presente trabalho visa aprofundar e analisar as acções e responsabilidades dos vários intervenientes do conflito, mas igualmente lançar ao debate a intervenção da NATO no conflito e qual a sualegitimidade para o fazerperíodo particular necesita analizar las acciones y responsabilidades de los.

Introdução
Em 1929, os conflitos entre nacionalidades deram ao Rei Alexandre I o pretexto para instalar uma ditadura, que persistiu, mesmo após seu assassinato, em 1934. O seu sucessor, o regente Paulo, aliou-se à Alemanha nazista, mas é deposto em 1941, no decurso de um golpe de Estado quecoloca no trono Pedro II, filho de Alexandre. A Segunda Guerra Mundial, uma vez mais vem alterar a situação estrutural, a Croácia e a Sérvia emitem então, de forma independente os seus respectivos selos, sendo que a Alemanha invade o país em Abril de 1941, isto ainda durante a II Guerra Mundial. A Croácia forma um Estado independente, sendo que aliado aos nazis Alemães e Croatas massacram a populaçãosérvia. No decurso destas acções forma-se a resistência Jugoslava, que se organiza em dois movimentos guerrilheiros distintos e rivais: os tchetniks, partidários da Monarquia, e os comunistas, sob o comando do croata Josip Broz Tito. Em 1944 os guerrilheiros expulsam os alemães e passam a lutar entre si. Vitoriosas, as forças comunistas fuzilam centenas de milhares de tchetniks e colaboradores donazismo.
Fonte: www.girafamania.com.br/europeu/ioguslavia.html
Nos factos mais recentes, que antecederam à guerra em 1974, a Jugoslávia transforma-se numa confederação, sendo o Kosovo na altura uma província autónoma da Sérvia. Para nós (Portugueses) Kosovo, também conhecido como Kossovo, Cóssovo ou Cossovo (em sérvio Косово e em albanês Kosova ou Kosovë), é na realidade e mais recentemente a...
tracking img