O caso havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO HAVAIANAS

AS HAVAIANAS

As havaianas são sandálias que conquistaram o mundo todo, graças a estratégias de marketing bem definida, uma comunicação adequada e o público-alvo bem definido. O produto é dividido em três grupos para atingir pessoas de classes sociais diferentes e por isso está presente desde a mais humilde casa do campo no Brasil a mais sofisticada loja de Paris.Benefício central

O produto que é oferecido para as classes mais pobres e menos afortunado são as havaianas que custa pouco é a havaiana que é produzida desde 1962, inspirada na sandália japonesa, e fabricada a baixo custo com borracha, um produto nacional por inteiro.

Produto básico

É o produto que tem a maior procura pelo consumidor é a havaiana como se conhece desde cedo, a mesmado beneficio central, aquela que é vendida em sextas coletivas para as pessoas de baixa renda.

Produto ampliado

O produto ampliado é aquele que oferece um benéfico a mais somado a serviços a mais, logo, as havaianas das linhas que forma criada depois, na década de 90 é o produto ampliado.

As fases do ciclo de vida das havaianas

As havaianas nasceram em 1962 inspiradasnas sandálias japonesas Zori, mas tinha o diferencial de ser produzido com borracha, produto totalmente nacional e a baixo custo. Virou sensação e foi copiada por outras empresas, mas permaneceu com vendas altas, porém a marca não oferecia muita vantagem e como era barata, passou a ser referencia de pessoas de baixa renda, muitas pessoas tinham vergonha de utiliza as mesmas para sair de casa, eassim a empresa deixou de fatura. Com uma campanha arrojada a empresa passou a reformular seu produto, criou novas linhas e passou a ser vendida até na Europa, mudou a cara do produto e passou a faturar alto. Hoje ela calça todas as pessoas desde as classes mais baixas até os pés de modelos famosas. Em 1994 ganharam uma nova versão: as monocromáticas havaianas Top. Uma clara referência a seuposicionamento no mercado: um produto mais caro do que as tradicionais. Mídia e vips foram os primeiros a receber a novidade em mãos. Transformou-se em ícone, em objeto de desejo, em peça obrigatória.
A qualidade do produto, a estratégia de marketing e a campanha publicitária baseada em depoimentos - gente famosa usando havaianas - um antigo hábito da São Paulo Alpargatas, trouxeram vida para atradicional sandália, ainda que ela dispensasse maiores apresentações. Quem primeiro apresentou o produto, por muitos anos, foi Chico Anysio com o slogan “Não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras”. Na década de 90, voltou em um dos anúncios do lançamento das havaianas Top proclamando “Isso é amor antigo”. A simbiose entre o produto e o artista foi tão grande que houve um tempo em que seacreditava ser ele o dono da empresa. Saiu Chico Anysio e entrou Thereza Collor. “Todo mundo usa Havaianas” era o tema da campanha, que foi ao ar logo depois com o ator Luis Fernando Guimarães. Ele flagrava personalidades como Vera Fisher, Malu Mader, Bebeto e Maurício Mattar usando as sandálias. Na TV, a popularidade de Carolina Ferraz caiu ao tirar suas havaianas.
A diversificação da linhadiminuiu o ciclo de vida das Havaianas e aumentou o ritmo das vendas: as sandálias já não são aposentadas só quando ficam velhas, mas quando saem de moda. E, graças ao sucesso nas classes mais altas, a imagem da marca se fortaleceu nas camadas populares e garantiu a fidelidade do segmento que a sustentou por mais de 30 anos. “As Havaianas entraram em um ciclo virtuoso e se transformaram em produtodemocrático. Pessoas com rendimentos diametralmente opostos têm nos pés um par das sandálias

Mix de produtos

Havaianas Baby - Sandálias em tamanhos que vão do 17/18 ao 23/24, com feixe para prender ao calcanhar. Possuem variação Baby Pets, com bichinhos nas tirinhas, Baby Brasil, com estilo idêntico à Brasil normal e Baby Estampadas com estampas coloridas na base.
Brasil Sandálias com a...
tracking img