O caso dosexploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica
O caso dos exploradores de cavernas


O “casos dos exploradores de caverna” conta sobre o julgamento de quatro exploradores de cavernas acusados de assassinato e condenados a emprimeira instância forca. Estes são acusados de terem assassinado um quinto integrante do grupo, Roger Whetmore. A história ocorreu quando os cinco integrantes da Sociedade Espeleológica ficam presosnuma caverna de rochas calcárias .Vendo-se nessa prisão subterrânea, constatou que seria impossível a sobrevivência dos cinco exploradores, que poderiam morrer de fome . Whetmore então, propôs que umdos cinco homens fosse sacrificado, para alimentação dos outros quatro .Este chegou a tentar desistir do plano mais seu companheiro jogou o dado em seu lugar (o método escolhido para tirar a sorteforam os dados) e, sucedeu-se que Whetmore foi morto e tido como alimento.
O livro mostra as diferentes opiniões conclusões e sentenças de alguns juízes. Os réus apelaram para a sentença dada na primeirainstância pelo Presidente Truepenny, C:J.,sendo posteriormente analisados em segunda instância por quatro juízes .O livro mostra as opiniões/sentenças desses juízes, apresentadas a seguir.Interessante ressaltar os nome para os fictícios juízes que tem relação total relação com a personalidade de cada um deles . Suas acepções, quando verificadas em um dicionário , correspondem com o modo de agire com as suas condutas .
O primeiro juiz, Foster, defende que os réus devem ser considerados inocentes. Ele se baseia no conceito de direito natural e direito positivo. Segundo ele, devido àscircunstâncias em que ocorreu o assassinato, os réus estavam sendo regidos pelo direito natural, a lei da sobrevivência, não podendo-lhes ser aplicado as leis do direito positivo. Ainda, segundo eles osexploradores se encontravam numa prisão subterrânea, e esta estaria separando-os da justiça, da subordinação às normas jurídicas.O juiz aborda ainda a questão de que dez vidas foram usadas para salvar...
tracking img