O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS” AUTOR: FULLER, LON L.

799 palavras 4 páginas
A ficção de Fuller nos ensina que ao nos depararmos com um caso jurídico tão complexo, devemos ter a consciência que, “a realidade social e a justiça, como valor fundamental, estão presentes em todos os momentos da vida do direito - na elaboração de normas, na sua interpretação e aplicação, nas sentenças, pareceres e recursos. Aceitar as normas jurídicas estabelecidas como inexorável imposição dos detentores do poder é negar ao jurista outra tarefa, que não seja a de executor mecânico das mesmas, significa desnaturar o direito e , mais do que isso, traí-lo.”
Os cinco argumentos apresentados neste livro, todos com o intuito de estruturar melhor a argumentação jurídica para que possamos embasar os nossos veredictos. Os réus pelo qual o livro aborda foram indiciados pelo crime de assassinato, sendo assim condenados e sentenciados a serem enforcados pelo Tribunal de Primeira Instância do Condado de Stowfield. Esses réus pelo qual o livro se refere são membros de uma sociedade Espeleológica, que é uma organização composta por pessoas amadoras, ao qual tem o interesse em explorar cavernas.
Em certa data, no ano de 4299 os quatro réus e o “senhor” Roger Whetmore, membros dessa sociedade, entraram numa caverna e estando lá, houve um deslizamento de terra com eles dentro, com isso a entrada mesma foi bloqeuada, sendo assim perceberam que não havia outra saída a não ser esperar o resgate. Quando o resgate chegou ao local encontrou grandes dificuldades para conseguir retirá-los, com isso foi montado um considerável campo temporário. O resgate só obteve resultado após trinta e dois dias.
Presos dentro da caverna sem alimentação, água, provavelmente seria muito difícil sobreviver nessas condições, foi colocada uma maquina sem fio, capaz de receber e enviar mensagens, com isso eles poderiam manter contato com os de fora. Através desta maquina os exploradores perguntaram quanto tempo ainda levaria para fossem resgatados e pediram para comunicar-se com um medico ali presente,

Relacionados