O caso dos exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IED = É uma disciplina do curso de DIREITO, não é uma ciência, pois lhe falta objeto próprio, mas é uma disciplina de natureza autônoma e pedagógica, que tem como intuito fornecer todo o aparatoinicial para compreensão da linguagem e conteúdo necessários para o estudante que ingressa no novo mundo ( o do direito).

CARACTERISTICA = * É uma disciplina PROPEDÊUTICA pois prepara. É aintrodução, servindo de iniciação dos primeiros passos nos estudos jurídicos.

* É também uma disciplina ENCICLOPÉDICA, pois não possui conhecimentos nem objetivos próprios, estuda e analisa váriosconhecimentos de diversas disciplinas jurídicas e ciências.

* É uma disciplina CRÍTICA pois não está presa ao dogmatismo puro, apesar de ter caráter descritivo, como se fosse uma ciência exata (visãodogmática do direito). Provoca raciocínio e a reflexão crítica e valorativa acerca do assunto (visão zetética do direito).

* É uma disciplina COMPILATÓRIA pois se aproveita de conhecimentos de outrasdisciplinas e ciências. (juntando-os e reunindo-os), ou seja, compilando-os em uma só disciplina.

OBJETO = Tem como objetivo oferecer ao iniciante uma visão global tem como objeto o estudo dos conceitosgerais do direito. Examina os conceitos gerais do direito, os conceitos específicos do direito e os lineamentos da técnica jurídica.

FINALIDADE = Informar e preparar o estudante para poder semmaiores dificuldades, circular e se comunicar no ramo do direito.

LINGUAGEM TÉCNICO-JURÍDICA = Cada ciência possui uma linguagem própria. Onde quer que exista uma ciência, existe uma linguagemprópria correspondente a sua necessidade. Muitas vezes as expressões coloquiais do dia-a-dia de uso comum do povo, adquirem no mundo jurídico um sentido técnico diferente e especial, uma palavra pode mudarde significado quando é aplicada a uma ciência específica.

SEMIÓTICA OU SEMIOLOGIA = É a disciplina que se ocupa dos sinais ou signos. O uso dos sinais é chamado semiose.

SIGNO OU SINAL =...
tracking img