O caso do hospital central

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Caso do Hospital Central

Weber, de 41 anos, fora o administrador do hospital por cerca de 6 meses, depois de ter sido administrador assistente durante, aproximadamente, 5 anos. Os meses de outono são tradicionalmente um período pacato, mas a atmosfera no Hospital Central era de pânico por ser aventado que os negócios nunca melhorariam e que, então, o hospital teria que ser fechado. Esta eraa época do ano em que se pensava muito sobre o planejamento estratégico do hospital; tipicamente, muitas questões eram levantadas, porém, poucas soluções eram encontradas.

DADOS HISTÓRICOS E CONTEXTUAIS
Jack Weber viu-se enfrentando uma situação de crescentes mudanças e grande turbulência. De um lado, a competição estava aumentando consideravelmente no sistema hospitalar, enquanto que, deoutro lado, a regulamentação ainda era um fator importante.
Os hospitais enfrentavam um meio extremamente competitivo, devido ao excesso existente no número de leitos. Neste contexto, não era mais suficiente simplesmente “administrar”1 um hospital; os executivos tinham que se preocupar com a viabilização futura de sua instituição, tanto quanto os executivos de outros tipos de organizações. Haviaprevisões de que cerca de vinte e cinco por cento de hospitais dos EUA entrariam em falência, num período de cinco a dez anos. Confirmando tais projeções, muitos pequenos e grandes hospitais vêm encontrando graves dificuldades financeiras nos últimos cinco anos. O Hospital Central é um hospital comunitário de 120 leitos, destinado ao tratamento de casos agudos e localizado em uma próspera árearesidencial na cidade de Oakmont. Uma instituição sem fins lucrativos, o Hospital Central foi fundado em 1908. Na data deste caso, o faturamento do hospital era de, aproximadamente, 22 milhões de dólares e nele estavam empregadas 400 pessoas.
O hospital oferecia serviços médicos e cirúrgicos básicos e havia se especializado, também, em cirurgia oftalmológica, há muitos anos. Possuía os departamentostípicos associados a serviços médico-cirúrgicos: uma unidade de tratamento intensivo (UTI) de seis leitos; uma unidade de tratamento coronariano (UTC); um laboratório; uma unidade Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde 43
radiológica; uma farmácia; uma unidade de terapia respiratória; instalações para fisioterapia, para terapia ocupacional e da fala; e uma sala de emergência. Apesar de ser umhospital relativamente pequeno, o Hospital Central vinha tentando manter um padrão de avançada tecnologia nos serviços que oferecia. Ele havia adquirido os primeiros scanners CT e MRI na área de Oakmont, e vinha se situando na vanguarda da tecnologia a laser, empregando sete tipos de laser para diversos procedimentos cirúrgicos. Entretanto, dois outros hospitais para tratamento de casos agudos naárea de Oakmont tornavam o meio bastante competitivo: o Founders Hospital, com 502 leitos, e o Valley Community Hospital, com 165 leitos. Todos os três hospitais haviam enfrentado decréscimos substanciais no número de pacientes, nos cinco anos precedentes, sendo que o Founders Hospital havia mantido a taxa de ocupação mais alta (aproximadamente 50%) durante o último ano. Em um certo momento, oFounders e o Hospital Central se igualavam em termos de capacidade e de reputação na comunidade. No entanto, nos anos 60, o Founders utilizou o programa de fundos Hill-Burton para expandir o número de leitos e de programas, enquanto que o Hospital Central simplesmente cuidara do tratamento de água. Assim, o Founders Hospital tornou-se o maior hospital em Oakmont e prestava muitos serviços não oferecidospelo Hospital Central. Na área de Oakmont, havia também ocorrido uma mudança significativa em relação ao tratamento de pacientes ambulatoriais. Duas clínicas grandes vinham ganhando uma participação substancial no mercado, durante o período recente de cinco a dez anos, e uma delas planejava construir um centro cirúrgico independente, voltado para os pacientes ambulatoriais. Além disso, um...
tracking img