O caso de Iris Mudoch

985 palavras 4 páginas
A MEMÓRIA E O CASO DE IRIS MURDOCH
Psicologia B
A MEMÓRIA

A memória é o suporte de todos os processos de aprendizagem. A memória é o fundamento dos comportamentos, conhecimentos e das emoções humanas. A memória é conjunto dos processos e estruturas que codificam, armazenam e recuperam informações sensoriais.
A memória é a capacidade do cérebro reter e recordar a informação.
A memória:
Codifica a informação sensorial;
Armazena a informação;
Recupera e utiliza a informação no processo de interpretação e ação sobre o meio;

1 Codificação: É a primeira operação da memória que prepara as informações sensoriais para serem armazenadas no cérebro.
2 Armazenamento: Cada um dos elementos que constituem a memória de um acontecimento está registado em várias áreas cerebrais, registando diferentes códigos, contribuindo cada um deles para formar a recordação.
3 Recuperação: Nesta etapa, recupera-se a informação: lembramos, recordamos ou evocamos uma informação.
Tipos de Memória

Memória a curto prazo:
A memória a curto prazo é uma memória que retém a informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passada para a memória a longo prazo. Nela distinguem-se duas componentes: a memória imediata e a memória de trabalho. A memória imediata (momentânea) analisa a informação e decide se devemos guardar ou não, o material recebido ficará retido durante uma fração de tempo. A memória de trabalho mantem a informação enquanto ela nos é útil.
Memória a longo prazo:
A memória a longo prazo é um tipo de memória que é alimentada pelos materiais da memória a curto prazo que são codificados em símbolos. A memória a longo prazo retém os materiais durante horas, meses ou toda a vida. Distinguem-se dois tipos de memória a longo prazo que dependem de estruturas cerebrais: a memória não declarativa e a memória declarativa.
A memória não declarativa é uma memória automática. Há comportamentos que dependem desta memória: andar de bicicleta, como apertar

Relacionados