O caso americanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO AMERICANAS
Com a união de 3 grandes vendedoras no campo da Internet: Americanas, Shoptime e Submarino, foi criada a B2W, em 2006. O que se esperava era um crescimento vertiginoso das vendas,mas não foi isso o que se viu.
A grande falha da B2W ocorreu no campo operacional e de RH, porém sua principal falha foi na contratação da empresa que daria o suporte para a fusão destas empresas.Esta assessoria não se preocupou em fazer um estudo mais detalhado dos perfis das empresas, uma vez que a Americanas seguia uma linha de atuação mais agressiva em relação ao mercado, ou seja, erafocada nos resultados e rendimentos, tendo seu cliente como um mero comprador, ao passo que a Shoptime e a Submarino seguiam uma linha de atuação mais tranquila, a de uma empresa familiar, onde seusfuncionários, parceiros e clientes faziam parte desta “família”. Estas duas empresas se preocupavam muito mais em ter um cliente assíduo.
Na área de RH, a empresa não se preparou adequadamente parasuportar a grande demanda, esquecendo de investir no capital humano, colocando pessoas se qualificação para a função, com uma remuneração salarial não condizente e, até mesmo pessoas sem autorização pararesponder ou tomar decisões, negligenciando o nome das empresas.
Com este novo enfoque, as pessoas capacitadas e com o poder de decisão acabaram se retirando da fusão.
Outra falha foi a fusão dossetores de vendas e da logística, acarretando uma desavença na composição do grupo de parceiros estratégicos, com maior enfoque na área de transporte e distribuição.
Na área de logística, o enfoquenegativo foi maior ainda, com a idéia de redução de custos, a B2W passou a descredenciar antigas transportadoras parceiras, com uma infra estrutura já confiável e segura e passou a utilizar empresas comcusto muito mais baixos, porém sem capacidade e estrutura para assumir tal demanda.
Para estas novas empresas de transporte, os valores dos fretes foram reduzidos em até 50% e as condições de...
tracking img