O casamento suspeitoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do teatro: O casamento suspeitoso

1 Resumo

A peça “O casamento suspeitoso”, é de autoria de Ariano Suassuna e direção de Sergio Ferrara. A peça é uma comédia de costumesnordestinos, em que seu assunto central é o casamento por dinheiro, conhecido popularmente como “golpe do baú”

Lucia Renata (Suzana Alves), uma moça vinda da capital, chega àcidade de Taperoá, pois deseja se casar o mais rápido possível com o inseguro Geraldo (Joaz Campos), o filho único da Dona Guida (Bete Dorgam), que está prestes a receber uma rica herança e nemdesconfia que a sua noiva é uma trambiqueira apoiada pela mãe Susana Claudia (Nani Oliveira) e seu amante Roberto Flávio (Nicolas Trevijano) que é apresentado como primo da noiva. A atitude danoiva desperta desconfiança na futura sogra, que faz de tudo para acabar com o enlace e que para isto pode contar com o apoio de Canção (Marco Antônio Pâmio) e Gaspar (Rogério Brito, quejuntos conseguem revelar as verdadeiras intenções da noiva.

2 Aspectos pedagógicos

É usada uma linguagem típica da região nordestina como: “mainha”, “voinha”. Faz-se presente afigura da igreja católica, na pessoa do Frei Roque (Abraão Farc), deixando em evidência a grande influência do catolicismo no nordeste brasileiro. No dia-a-dia é possível encontrar pessoas quemigraram do nordeste para o sudeste e que os costumes e forma de falar é muito presente.

3 Mensagem do teatro

Nunca subestime a inteligência e conhecimento de ninguém. Por maisque você se ache esperto, sempre haverá alguém mais esperto que você.

4 Opinião do aluno

Recomendo a peça “O casamento suspeitoso”. É uma comédia gostosa de assistir, porém acheia classificação etária de 14 anos baixa, devido a personagens travestidos, cenas de pancadaria, sátira a igreja católica e a justiça, principalmente a movimentos em cena que se remetem ao sexo.
tracking img