O carro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

ELOISA ENEIDA COSTA FIGUEIREDO ZERI

POLÍTICA DO IDOSO NO BRASIL

Porto Velho
2012

ELOISA ENEIDA COSTA FIGUEIREDO ZERI

POLÍTICA DO IDOSO NO BRASIL

Trabalho Interdisciplinar Individual – Curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.Porto Velho
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................03

DESENVOLVIMENTO....................................................................04

CONCLUSÃO.................................................................................09BIBLIOGRAFIA...............................................................................10

03

INTRODUÇÃO



Em suma, este trabalho revelará que a passos curtos, mais progredindo, citará alguns exemplos de bom gosto até, em relação aos nossos idosos. Mostrará que com idéias plausíveis, concretas, se consegue mudar o pensamento de governantes e da população em geral de como deveremos tratar nossos idosos nopresente, para que os mesmo tenham no futuro uma vida com mais qualidade.

Onde com construções de grandes centros, moradias adequadas, serviços públicos adequados, tanto nas áreas da saúde, educação e leis municipais bem aplicadas, e treinamentos específicos para cuidadores de idosos para que os mesmos consigam atender da melhor forma nossos idosos, e esses que tenha uma vidasocial com mais harmonia. Onde neste trabalho trataremos essas questões através de uma reflexão sobre esse tema.

04

Em um dos artigos do Estatuto do Idoso, (Cap. 05. Art.20) diz-se: que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade. Em minha cidade, Porto Velho no Estado de Rondônia,recentemente foi inaugurada O CENTRO DE CONVIVENCIA DO IDOSO, uma grandiosa casa de repouso para nossos “velhinhos”.

Onde é presidida e administrada pela presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) A senhora Luciana Neves e que esta casa assim como mais três (03) em nossa cidade, entraram para o um programa criado pela Prefeitura de Porto Velho-RO, chamado PAI – Programa de Atenção ao Idoso, ondesão atendidos mais de 2000 idosos juntamente com participações e ações direta e indireta por associações de bairros e centros comunitários muito comuns em nossa cidade.

Essa política criada pela prefeitura e suas leis que veremos mais adiante nesse desenvolvimento, é voltada ao atendimento dos idosos, com serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, objetiva odesenvolvimento de atividades que contribuam para que essas pessoas possam envelhecer de forma saudável, com sociabilidade, e o que é o mais importante, com o fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. Tais como: abandono de seus próprios familiares, violência física, violência moral e social, etc.
Neste centro exatamente, éoferecidos diversos serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, desportivas, cultural,

05
lazer e ainda a realização de vários cursos voltados aos idosos. E ainda é disponibilizado pela secretaria de saúde de nosso estado um médico especialista para atender os idosos no próprio centro e o prefeito ainda determinou que esse público (os idosos), tivessem tratamento diferenciado noCentro de Especialidades Médicas – CEM, principalmente no que diz respeito ao atendimento oftalmológico, e mais, o prédio terá salas para cursos, salas para atendimentos de saúde, espaço para eventos (bailes e palestras), refeitório, sala para médicos, espaço para atividades físicas, piscina para prática de hidroginástica, equipamentos apropriados para exercícios físicos, cozinha e sala para...
tracking img