O capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Capitalismo contemporâneo
O capitalismo que chamamos de contemporâneo se inicia nos anos setenta no início do século XX, como dinâmico protagonismo do monopólio.
A mundialização do capital vemos um estruturamente político e institucional do modo especifico do funcionamento do capitalismo. Em meios de criticas e questionamentos o monopólio capitalismo ingressou nos anos de sessenta mostrando ocrescimento econômico e taxas de lucros compensatórias, em questionamento tantos contexto de criticas em questão a desigualdade social, porém prometia um crescimento em um cosumo de massa que na época era representado pelo automóvel e nos países periféricos apresentava superar o subdesenvolvimento, vinha como se diz curar os males do atraso econômico social.
Aparentemente o taylorismo –fordismoe o Keynesianismo, feitos um para o outro consolidarem o capitalismo democrático, a produção em larga escala encontraria a expansão infinita, e a intervenção reguladora pelo o estado acabaria com as crises.
Porém a frente a onda longa expansiva esgotou-se. A taxa de juros, rapidamente começou a despencar, o crescimento econômico se reduziu nenhum país capitalista central conseguiu manter aquiloque tinham em mente. A partir daí em meados dos anos 1971 a 1973 és que surgem dois detonadores, que anunciavam que o capitalismo era uma ilusão que estava entrando em colapso financeiro mundial, nesse mesmo tempo a desvinculação do dólar ao ouro, a alta do preço do petróleo determinada pela os países exportadores, todavia estes detonadores não figuravam fortemente, apenas pela redução dos ritmosde crescimento e a queda dos juros, mas sim também pelos fatores sociopolíticos de importância, das quais os trabalhadores estavam aliadas a essas pressões, e que eram os mais decisivos, pois abriram ao longo disso tudo o movimento sindical, contestando não somente melhorias salariais mas também contestando aos moldes de produção taylorista. Além desse movimento sindical surgiram outrosmovimentos, um deles o estudantil assim como os negros norte-americanos e até os movimento feminista estavam no anticapitalismo, por sinal foram notáveis, surgindo assim um recuo do capitalismo naquele momento.
A ilusão dos “anos dourados” foi enterrada em 1974/75 em um processo pós-guerra. Em 1980/82 volta a descer ainda mais as taxas de lucros, sendo assim substituída a onda longa expansiva pela a ondalonga recessiva, constatadas até os dias atuais, as crises tornam ser dominantes, tornando episódicas as retomadas.
Nós anos de 1967/73 houve um desfavorecimento ao imperialismo, pois os movimentos anti-capitalistas chegou ao seu auge, movimentos sindicais foram muito fortes também, com isso o capitalismo estava ficando na defensiva, porém a partir de 1974, o capital monopolista despertaascendendo o sinal de atenção reagindo assim contra o que estava te acuando, foi aí que se criaram e implementaram um sistema estratégico político global, atacando o principal meio social que no momento era o movimento sindical, sugerindo logo após uma forma onde se acabava com a acumulação rígida, começando a instaurar aquela que vai caracterizar fase do estagio imperialista, a acumulação flexível. Queera caracterizada pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos novas maneiras de fornecimentos de serviços financeiros novos mercados e sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovações comercial, tecnológica e organizacionais (Harvey 1993).
A partir daí surge a ofensiva do capital com varias formas de estruturação e produtos, intensifica a produção tecnológica resultantes dosavanços técnico cientifico reduzindo enormemente a demanda do trabalho vivo.
O capital empenha todos os momentos em quebrar a consciência de classe dos trabalhadores utilizando a discurso de que os operários não são operários e sim associados cooperativos tudo aquilo em êxito a profissão. Umas das partes mais importante em que estava o monopólio envolvido com a estratégica política global, e...
tracking img