O capitalismo e a construção do espaço geográfico

O Capitalismo e a Construção do Espaço Geográfico

Segundo Lúcia Marina Alves de Almeida e Tércio Barbosa Rigolin em Geografia Série Novo Ensino Médio 2003, Capítulo 33:
O espaço geográfico começou a ser modificado quando o homem começou a produzir,ou seja, a extrair da natureza os elementos indispensáveis à manutenção da vida.Mas foi o modo de produção capitalista que determinou as maisprofundas modificações nesse espaço.
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI e se expandiu para outros lugares do mundo (Ásia,África,América), que estavam sendo incorporados à economia mundial. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo.
Para entender melhor aevolução do capitalismo vamos considerar três fases principais nesse processo :1ªfase: Capitalismo comercial ou pré-capitalismo.2ª fase: Capitalismo industrial. 3ª fase: Capitalismo financeiro ou monopolista.

O Capitalismo Comercial
Foi o período das Grandes Navegações ou Descobrimentos, quando novas terras – principalmente do continente americano ou Novo Mundo – passaram a fazer parte do mundoaté então conhecido: o Velho Mundo. Nessa época países da Europa ocidental (Portugal, Espanha, França e Holanda) obtiveram grandes conquistas territoriais no Novo Mundo, e fizeram de seus territórios recém conquistados suas colônias.
As regras de relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo Pacto Colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com ametrópole.Surgiu assim a primeira divisão internacional de trabalho (DIT) caracterizada pelo envio de matérias-primas das colônias para as metrópoles e dos produtos manufaturados das metrópoles para as colônias
O Capitalismo Industrial
Essa fase se estende do século XII ao XX ,marcado pela Primeira e Segunda Revolução Industrial, e pela partilha da Ásia e da África entre as potências colonialistaseuropéias – o imperialismo. A produção industrial tornou-se a maior fonte de lucro , e o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo: quem recebia salário acabava consumindo os produtos que ajudava a fabricar.
Com o capitalismo industrial o trabalho tornou-se mercadoria.Aquele que não possuía meios de produção , nem capital, vendia sua mercadoria,ou seja, sua força de trabalho.O Capitalismo Financeiro
Essa fase se desenvolveu, principalmente ,após a Primeira Guerra Mundial(1914 – 1918). O capital acumulado nas etapas anteriores precisava de outras atividades , além da industrial para ser multiplicado.Foi quando se desenvolveu os bancos ,as corretoras de valores e grandes grupos empresariais, e se iniciou o processo de concentração do capital.A união do capitalindustrial com o capital de financiamento(bancário) deu origem ao capital financeiro que é a própria essência do capitalismo.

Segundo Manuel Correia de Andrade em Geografia Ciência da Sociedade ,uma análise do Pensamento Geográfico: capítulo 5.
O capitalismo comercial provocaria a partir do século XV, grande expansão das navegações e, como conseqüência ,o descobrimento de novos continentes e ilhasfazendo com que se intensificasse o comércio entre os povos que viviam em condições naturais ,e em organizações sociais as mais diversas.A Europa que possuía o núcleo de civilização mais dinâmica e tinha maior controle da tecnologia, estendeu a sua influencia econômica por toda a superfície da Terra, ou pelo menos ,pelas áreas litorâneas ,de fácil acesso às embarcações.
A burguesia enriquecidapelo comércio, ganhou importância, passando a produzir mais e a intensificar as relações com outros povos.Com o dinheiro e controlando os transportes e o comércio , ela foi colocando a nobreza – proprietária de terras e detendo cargos e dignidades – em um segundo plano.Os próprios reis e nobres mais influentes assimilaram hábitos burgueses e passaram a comerciar.
O enriquecimento da burguesia e...
tracking img