O capitalismo e a construção do espaço geográfico

O Capitalismo e a Construção do Espaço Geográfico

Segundo Lúcia Marina Alves de Almeida e Tércio Barbosa Rigolin em Geografia Série Novo Ensino Médio 2003, Capítulo 33:
O espaço geográficocomeçou a ser modificado quando o homem começou a produzir,ou seja, a extrair da natureza os elementos indispensáveis à manutenção da vida.Mas foi o modo de produção capitalista que determinou as maisprofundas modificações nesse espaço.
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI e se expandiu para outros lugares do mundo (Ásia,África,América), que estavam sendo incorporados à economiamundial. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo.
Para entender melhor aevolução do capitalismo vamos considerar três fases principais nesse processo :1ªfase: Capitalismo comercial ou pré-capitalismo.2ª fase: Capitalismo industrial. 3ª fase: Capitalismo financeiro oumonopolista.

O Capitalismo Comercial
Foi o período das Grandes Navegações ou Descobrimentos, quando novas terras – principalmente do continente americano ou Novo Mundo – passaram a fazer parte do mundoaté então conhecido: o Velho Mundo. Nessa época países da Europa ocidental (Portugal, Espanha, França e Holanda) obtiveram grandes conquistas territoriais no Novo Mundo, e fizeram de seus territóriosrecém conquistados suas colônias.
As regras de relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo Pacto Colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com ametrópole.Surgiu assim a primeira divisão internacional de trabalho (DIT) caracterizada pelo envio de matérias-primas das colônias para as metrópoles e dos produtos manufaturados das metrópoles para ascolônias
O Capitalismo Industrial
Essa fase se estende do século XII ao XX ,marcado pela Primeira e Segunda Revolução Industrial, e pela partilha da Ásia e da África entre as potências colonialistas...
tracking img