O capitalismo de max weber e karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Capitalismo de Max Weber e Karl Marx

Para Max Weber o capitalismo é algo naturalmente existente em qualquer grupo de pessoas onde há necessidade da troca, seu objetivo é sempre e em todolugar, aumentar a riqueza alcançada, aumentar o capital. Isto seria feito através de impresas que acumulam capital e distribuem renda para cada membro trabalhador de uma impresa.As empresas seapropiariam de terras e todo o sistema da linha de produção (maquinas, ferramentas).
Weber também apoia a idéia do livre comércio sem interferência do estado para que não haja limitações desnecessáriasvisando um total aproveitamento para maiores lucros. Apoia também o trabalho livre, pois assim teriam maior disponibilidade de mercado de consumo já que a única forma de manter um sistema em funcionamento.É importante notar que o protestantismo pregado por Weber valorizava o trabalho profissional como meio de salvação do homem. Se tais restrições fossem mantidas pelo catolicismo, a chamada"acumulação primitiva" não teria sido possível.
Já na visão de Karl Marx foram criados outro conceitos como por exemplo a mais-valia, que é a diferença ente o valor da mercadoria produzida e a soma do valordo meios de produção e trabalho, gerando um sistema para a base do lucro, a capital variável (parte da capital que se torna salário), capital constante (parte da capita que se transforma em matéiasprimas e auxiliares), exército industrial de reserva, sendo o desemprego estutural da economia capitalista, ou seja, a força de trabalho, acumulação de capital, distribuição de renda, crise economicaentre outras. Para ele as condições para a produção obrigavam o trabalhador a vender mais tempo de trabalho do que o necessário para produzir o equivalente para sua subsistência e, sem alternativas,os trabalhadores excediam este tempo.As pequenas e médias empresas são comparadas pelas maiores, ou ainda duas grandes firmas unem-se para eliminar uma terceira. Marx denomina esse processo de...
tracking img