O capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL-VESPERTINO
DEPARTAMENTO DE SSO-NITEROI

Analise TCC - “A FUNÇÃO DOS CLUBES NA EDUCAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA”


Analise TCC - “A FUNÇÃO DOS CLUBES NA EDUCAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA”

NITEROI, 21 de março de 2013

Analise TCC - “A FUNÇÃO DOS CLUBES NA EDUCAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA”Trabalho apresentado na disciplina de “Fundamentos do Serviço Social 1” ministrada pela professora Tatiana Reis, como pré requisto parcial para aprovação.

NITEROI
2013


“A FUNÇÃO DOS CLUBES NA EDUCAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA”
HISTÓRICO:
Trabalho de Conclusão de Curso - Serviço Social apresentado pela aluna Maria do Carmo Baptista, realizado com base em seuestágio no Centro Familiar e Social, no Bairro de Santana - São Paulo, no ano de 1947, com a finalidade de auxiliar as famílias na educação dos seus filhos.
O Centro Familiar Social foi fundado em 17 de julho de 1939, filiado ao Centro de Estudos e Ação Social, iniciou suas atividades em uma sala cedida pelos padres da ordem de São Bento, depois de três anos, devido à distância, transferiu-separa outro endereço do bairro.
A Instituição tinha como objetivo melhor formação para os adolescentes. Composto por Jardim da Infância, Curso de Formação Familiar, anexos como: Clubes Juvenis.
JARDIM DA INFÂNCIA
Tinha a finalidade de proporcionar a formação de bons hábitos sociais, higiênicos e morais; destinados às crianças cujo as mães trabalhavam fora do lar. Existiam programasrecreativos e educativos que eram feitos pela assistente social, que também ministrava aulas devido à falta de professores. As condições de admissão eram: ter idade de 3 anos completos, certidão de nascimento, atestado de saúde e vacina. O programa pedagógico era de recortes, modelagem, catecismo, jogos e outros.
As mães interessadas em matricular seus filhos não tinham acesso à Assistente Social,devido ao problema de que na hora em que as mães podiam comparecer, era justamente na hora em que as assistentes sociais estavam ministrando aula no curso de formação familiar.
Havia uma contribuição mensal como sócios, que não era valor fixo e avaliavam-se as exceções.
CURSO DE FORMAÇÃO FAMILIAR
Tinha a finalidade de formação familiar, moral e profissional às meninas que terminavam ogrupo escolar. Algumas aulas são ministradas pela Assistente Social, tais como: português, puericultura, higiene e aritmética. As interessadas em fazer a matrícula passavam por uma entrevista com a Assistente Social, para estabelecer conhecimento e amizade com as alunas e seus familiares, o que lhe dava a oportunidade de conviver, observar e conhecer os seus problemas. O curso tinha duração dedois anos e suas condições de admissão eram ter entre de 12 e 14 anos, atestado de saúde e vacina e ter concluído o grupo escolar.
CLUBES JUVENIS
Anexos ao Centro Familiar, funcionavam três Clubes Juvenis, que variavam de um para o outro, de acordo com as diferenças de idade, sexo, nível de conhecimento e interesses. Tinham como finalidade em comum a união, o desenvolvimento dapersonalidade, e a preparação para a vida social.
Dentro desses clubes também a Assistente Social, contribuía na orientação de cada membro individualmente, para melhor ajustamento dentro do grupo a que pertencia.
BIBLIOTECA
Existiam poucos frequentadores da biblioteca, por haverem poucos livros e títulos interessantes. As Assistentes Sociais fizeram um trabalho educativo e informativo, com afinalidade de despertar interesse pela leitura e proporcionar uma leitura sã, não somente aos sócios, mas outras pessoas do bairro, que se inscrevessem como consulentes. Os serviços da biblioteca ficavam a cargo das sócias de cada clube, onde cada um tinha seu dia determinado para visitação.
CLUBE OLAVO BILAC
O clube tinha por fim proporcionar às meninas do grupo escolar lazeres agradáveis e...
tracking img