O capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de "O CAPITAL" - Cap. XXIII
MARX, K. O Capital. v. 1, 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985, Cap XXIII

Em "A Lei Geral da Acumulação Capitalista", Karl Marx leva o leitor – provavelmenteum trabalhador assalariado, ou detentor de pequeno capital – a uma certa onda de temor e apreensão diante do estado de lucidez em que passa a se encontrar. Através da série de esclarecimentos no quetoca ao ímpeto da acumulação capitalista em sua forma ampliada, torna-se evidente como seus pensamentos foram preservados ao longo do tempo, assemelhando-se em número e grau aos acontecimentosperversos entre as forças produtivas nos dias de hoje.

Marx define como reprodução em escala ampliada, ou a acumulação, como a relação do capital em forma ampliada, ou seja, a reprodução do capital em maiscapital – este último geralmente com melhor tecnologia para substituir o original – em comparação aos níveis cada vez menores de força de trabalho empregada, que incorpora a crescente "produtividadesocial do trabalho". Segundo o autor, tais condições perpetuam a real dependência do trabalho com seu próprio produto, o capital, esse último que torna a garantir parcelas maiores de mais valia(relativa), ou trabalho não pago, em escala crescente.

Não obstante, como a parcela de capital variável na composição do capital – correspondente ao acréscimo de mão de obra – é cada vez menor emcomparação ao crescimento absoluto da população trabalhadora, o autor considera que "a acumulação capitalista produz constantemente uma população trabalhadora adicional relativamente supérflua" (p. 199),convertida em um verdadeiro "exército industrial de reserva", que permanece disponível ao capital, sendo ora absorvida, ora liberada, conforme as mudanças periódicas dos ciclos industriais do processo deacumulação capitalista.

Para Marx, esse exército de reserva, levado ao ócio forçado em tempos de crises, torna-se elemento fundamental ao enriquecimento da acumulação capitalista, uma vez que...
tracking img