O capital - marx o processo de trabalho e o processo de valorização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas páginas 297 e 298, o autor basicamente estabelece um paralelo indireto entre o trabalho primitivo e o trabalho que se revela a partir do momento que o trabalhador o vende (esse paralelo pode serobservado pelos exemplos e comparações). O autor também aponta que o trabalho na sua segunda forma, deve ser feito para um determinado fim subordinado à vontade do empregador.
O autor na página 298separa e cita os elementos do trabalho (processo):
Atividade orientada a um fim;
Seu objeto;
Seus meios;
Estabelece a diferença entre objeto de trabalho (a matéria já existente na natureza aindanão filtrada do meio de trabalho) e matéria-prima (A matéria filtrada do meio anterior).
Obs.: O objeto de trabalho apenas será matéria-prima quando for filtrado (modificado) do meio externo, ou seja,alterado.
O meio de trabalho é, basicamente, onde o trabalhador realiza seu trabalho e o autor considera esses meios um prolongamento da figura natural do homem.
Citação principal da primeira parte– Os meios de trabalho não são mediadores do grau de desenvolvimento da força de trabalho, mas também, indicadores sociais das condições onde o trabalhador se insere.
Página 302 há a definição entreconsumo produtivo (consumo para aprimorar o produto final) e consumo individual (para a necessidade).
O processo de trabalho é, portanto, atividade orientada a um fim, para produzir valores de uso econdição universal do metabolismo entre homem e natureza.
O produto acabado pertence ao capitalista, pois dele parte a matéria-prima e geralmente os meios, o trabalhador vende seu trabalho e, portanto,o produto deste.

O processo de Valorização:
De acordo com Marx, para que determinada mercadoria seja produzida, deve ter valor maior que os custos de produção, os custos são referentes à força detrabalho e os meios de produção. A partir disso, o dinheiro deixa de ser um simples meio de troca e se torna capital e a partir daí, é criada a idéia da mais-valia (Que existe em duas formas, a...
tracking img