O capital de giro como fator estratégico para o desempenho das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CAPITAL DE GIRO COMO FATOR ESTRATÉGICO PARA O DESEMPENHO DAS EMPRESAS

Fagner Pinheiro de Oliveira

RESUMO
Este artigo apresenta a importância do Capital de Giro para o bom funcionamento das empresas, nele temos como objeto de estudo explorar a importância de uma eficiente administração de capital de giro que envolve a Liquidez das empresas e conceitos de administração de capital de giro,considerado muitas vezes fator preponderante na gestão das finanças da empresa.
A gestão financeira tem por objetivo geral, direcionar a empresa para que esta obtenha lucro dentro de um nível aceitável de riscos e que esse lucro se transforme rapidamente em dinheiro, uma vez que ele normalmente esta em forma de estoque e precisa ser convertido em dinheiro, assim faz-se necessário uma gestãoeficiente do controle e planejamento do estoque e contas a receber, pois estão diretamente ligados na geração de receitas, influenciando assim a liquidez e o capital de giro da empresa.

Palavras-Chave: Capital de Giro; Liquidez; Equilíbrio Financeiro; Gestão e Empresas

1. INTRODUÇÃO
Anteriormente as pessoas viviam a base de troca de mercadorias para sobreviver, sem a utilização de moeda.Após o surgimento da moeda essa forma de comercialização teve fim. A partir disso a troca seria feito através de papel moeda. Com isso surge a necessidade de se ter um capital, para girar os recursos.
O capital passou a ser algo indispensável no dia a dia das pessoas e das empresas em geral. Onde, para as empresas o seu objetivo principal seria a obtenção do lucro e quitação de dívidas.
Com odesenvolvimento do capitalismo e o surgimento das transações comerciais entre as empresas, surgiu a necessidade de as mesmas possuírem um instrumento que lhes oferecesse a possibilidade de medir a capacidade dos devedores em cumprir com os seus compromissos financeiros.
A Liquidez consiste num dos temas mais antigos na Teoria das Finanças, sem perder a sua importância, ainda sendo alvo de divergênciascom questões pendentes. São dois os principais campos de interesse quando se pretende estudar a liquidez: a Liquidez das empresas, que está relacionada diretamente à administração financeira, visando beneficiar a administração da conta caixa e outros Ativos circulantes; e a Liquidez dos ativos que está mais ligada à economia dos mercados financeiros, analisando a Liquidez de Ativos de curtoprazo, suas causas e conseqüências. O capital de giro se dedica principalmente aos recursos de curto prazo que as empresas utilizam para financiar as suas atividades. Daí a importância de se conhecer as ferramentas que auxiliam o administrador a aplicar melhor estes recursos.

2. LIQUIDEZ
Segundo Gitman (1997), a Liquidez de uma empresa representa a capacidade da mesma arcar com seuscompromissos a curto prazo, nas datas previstas.
A analise da Liquidez das empresas deve passar pela compreensão de seus Ativos e passivos de curto prazo, remetendo à capacidade de pagamento da empresa. Ela determina o grau de Liquidez da entidade, confrontando os Ativos e Passivos circulantes, para determinar se a companhia detém plena capacidade de honrar suas obrigações junto a fornecedores, instituiçõesfinanceiras, governo, empregados e acionistas.
Hoji (2001, p27) afirma que a Liquidez “é a capacidade de pagar compromissos de curto prazo”. Por essa razão a Administração Financeira de uma empresa adota o regime de caixa, para planejar, executar e controlar o caixa da organização, por trabalhar com mais exatidão sobre a movimentação dos recursos circulantes.

2.1. ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Para DiAgustini (1996, p.25): “Os indicadores de Liquidez medem a capacidade de uma empresa em pagar suas dividas exigíveis no prazo de até um ano, exceto a Liquidez geral que engloba todas as obrigações e Ativos conversíveis.” Uma das formas mais comumente utilizadas para se analisar o grau de Liquidez e Risco de uma dada empresa é o seu volume de Capital Circulante Liquido – CCL. Quanto maior sua...
tracking img