O campus do itaperi – uece e a produção espacial no seu entorno 19772007

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E PESQUISA – PROGRAD

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT

CURSO: GEOGRAFIA













MIZAEL RODRIGUES DE AQUINO









O CAMPUS DO ITAPERI – UECE E A PRODUÇÃO ESPACIAL NO SEU ENTORNO 1977/2007









FORTALEZA

2010

MIZAEL RODRIGUES DE AQUINOO CAMPUS DO ITAPERI – UECE E A PRODUÇÃO ESPACIAL NO SEU ENTORNO 1977/2007







Projeto de Pesquisa apresentado no Curso de Geografia, na modalidade Licenciatura Plena da Universidade Estadual do Ceará, como trabalho final da disciplina de Projeto de pesquisa em Geografia.

Orientador: Raimundo Elmo de PaulaVasconcelos Júnior



















FORTALEZA

2010





























"Sempre que ensinares, ensine também a duvidar do que se ensina.”
(José Ortega y Gasset)FOTALEZA

2010

SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO

2. OBJETIVOS

3. JUSTIFICATIVA

4. REVISÃO TEÓRICA

5. METODOLOGIA

6. CRONOGRAMA

7. BIBLIOGRAFIA









































INTRODUÇÃO



A criação da Universidade Estadual do Ceará se deu amparada pela lei Número 9.753 de 18 de outubro de1973, lei esta que criava a FUNEDUCE - Fundação Educacional do Ceará. Instituição que a partir de 1979 por força da lei 10.262 de 18 de maio de 1979 e do decreto 10.252 de 23 de maio do mesmo ano, passou a se chamar FUNECE – Fundação Universidade Estadual do ceará. Neste espaço de tempo Com a resolução número 2 de 05 de março de 1975 do Conselho Diretor, referendada pelo Decreto número 11.233, de10 de março do mesmo ano, foi criada a Universidade Estadual do Ceará, que teve incorporada ao seu patrimônio as Unidades de Ensino Superior existentes na época, tais como: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos além da Televisão Educativa Canal5. A Universidade Estadual do Ceará – UECE foi instalada efetivamente no ano de 1977, pela construção do Campus do Itaperi. Com a criação do campus, iniciou-se o processo de concentração das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UECE no referido local.

O Campus do Itaperi durante o período que abrange o final da década de 1970 até os dias de hoje é um permanente canteiro de obras,mais de quarenta cursos de graduação e pós-graduação funcionam neste espaço. Um contingente populacional que se desloca diariamente para o Itaperi, influenciou o setor de serviços e construção civil no seu entorno.

Ao longo de quase cinco anos freqüentando as instalações da UECE, desde o cursinho pré-vestibular ate hoje ao final da graduação, algumas observações me chamaram atenção,principalmente o grande e crescente numero de prédios e condomínios residenciais, bares, lanchonetes, lan houses, lojas com serviços de Xerox no entorno do campus, com a finalidade de servir aos usuários deste estabelecimento de ensino.

Desta forma o recorte espacial do presente trabalho já foi definido, o Campus do Itaperi e seus bairros circunvizinhos.

OBJETIVOS



OBJETIVO GERALFazer uma retrospectiva sócio-econômica do espaço limítrofe do Campus do Itaperi, observando o surgimento e crescimento o número de estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como de prédios e condomínios residenciais.



OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Estudar a dinâmica espacial, bem como a distribuição de prédios e condomínios residenciais, bares, lanchonetes, lan houses, lojas de...
tracking img