O campo e extracampo no cinema de terror

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Campo e Extracampo no Cinema De Terror


A Linguagem do Cinema

A linguagem é o meio pelo qual os homens se comunicam e a partir daí compartilham suas ideias e sentimentos, independentemente da fala, da escrita ou de outros signos convencionais, todos esses tipos de linguagem acabam sendo uma forma utilizada pelo homem para se expressar. Entretanto no nosso cotidiano utilizamos doistipos de linguagem: a verbal e a não verbal.
A linguagem não verbal é caracterizada pela a ausência de palavras e vocabulários, um grande exemplo de linguagem não verbal são as placas de trânsito, as figuras, gestos, objetos, cores entre outros signos visuais. Esses tipos de signos são bastante utilizados pelo homem para passar algum tipo de informação ou simbolizar algo de forma rápida utilizandoaspectos visuais e as percepções do homem. O semáforo é um exemplo, utilizado para organização do trânsito (nos transmite a ideia de atenção, de acordo com a cor apresentada no semáforo) podemos saber se é permitido seguir em frente (verde), se é para ter atenção (amarelo) ou se é proibido seguir em frente (vermelho).
Já a linguagem verbal é aquela da qual se faz necessária a fala e a escrita,como os diálogos, informações no rádio, televisão ou imprensa, entre outros, mas sem esquecer que recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, fazem parte da linguagem não verbal.
No cinema com a linguagem audiovisual, e ênfase na cultura dos gestos e símbolos, André Bazin recorreu ao termo (cachê, de cacher, esconder) para ele o campo seria aquilo quevemos e ouvimos, porção enquadrada do espaço fílmico e o extra campo seria tudo aquilo que faz parte do espaço, mas que não vemos e nem ouvimos, por tanto, apesar dos diálogos existentes o extracampo auxilia naquilo que é percebido pelo espectador, fazendo com que eles se relacionem com as imagens do filme.
Deleuze também acabou recorrendo ao jogo do campo e extracampo, para ele o extracampo éuma possibilidade de abertura do filme para duas dimensões, a primeira delas é a espacial (ligando o espaço enquadrado a um entorno) e uma dimensão absoluta que pode ser classificada como transespacial, e o espiritual à percepção da imagem, já o campo visual seria tudo que pode ser visto e de certa forma pelo espectador.
Trabalhando assim aspectos verbais e não verbais dentro do campo eextracampo podemos falar do filme – O Vampiro de Düsseldorf onde o campo visual é trabalhado de uma forma em que chama a atenção do público para que na maioria dos momentos a curiosidade e a expectativa de quem estão assistindo esteja sempre no seu auge. Ao analisarmos o começo do filme, podemos notar que existem dois personagens: o primeiro seria um antagonista misterioso, ele por sua vez é exploradode uma maneira indireta, ou seja, o campo visual utiliza se de uma câmera que faz com que a identidade desse personagem seja preservada, como por exemplo, os momentos em que ele é mostrado de costas, a descrição de seus gestos (quando está tomando chá; se olhando no espelho; andando) e ações característicos que os diferenciam dos demais personagens, já o extracampo é definido por sons como oassobio o som dos seus passos e as sombras de seu corpo.
Outro personagem seria mãe de Elise, uma mulher que sustenta sua filha sozinha. No filme suas expectativas para a chegada de sua filha que vinha da escola eram descritas pela câmera que captava o campo visual, podemos perceber isso no close, quando a câmera mostra o quanto a mãe de Elisa estava inquieta ao ver que o relógio mostrava que suafilha já estava atrasada, então ela para todo o serviço que estava fazendo em casa (lavar a roupa, arrumar a mesa, cozinhar) colocando esperança de que sua filha logo chegará. Ela então escuta passos de criança subindo as escadas, e percebe que eram seus vizinhos, ela então chega até perguntar sobre Elise, mas eles não sabem dizer ao certo onde sua filha se encontra, só que já havia saído da escola,...
tracking img