O campo profissional e as áreas de atuação da fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ainda na atualidade, ao falar em fisioterapia, as pessoas referem ao profissional como um massagista ou que reabilita alguma parte do corpo que foi lesionada. Mas esse conceito não está definindototalmente o que um fisioterapeuta faz, afinal, além de reabilitar, o fisioterapeuta também previne e trata as lesões. Nos últimos tempos, a fisioterapia está ainda mais voltada com a parte de prevenção:Os profissionais promovem campanhas para ajudar as pessoas a conhecer algumas patologias e a corrigir alguns hábitos que podem nos prejudicar.
Na fisioterapia, área de atuação é o que não falta,pois ela está presente não só em centros de reabilitação e hospitais, mas está presente também nas clínicas dermatológicas, no esporte, em fábricas de montagens de equipamentos utilizados na área, e,atualmente, a fisioterapia conquistou mais uma área de atuação: nas empresas. Geriatria (como houve um aumento de idosos no país, aumentou a procura de fisioterapeutas para essa área), a pediatria, que éo tratamento crianças e fisioterapia do esporte (esta está abrindo ainda mais o mercado de trabalho pelo aquecimento no mercado do esporte no Brasil) .
Nos hospitais, previne e trata principalmentecomplicações respiratórias e motoras, por exemplo: os pacientes ficam muito tempo deitados nas macas, muitas vezes, não podem se mexer, portanto, o profissional irá muda-lo de posição, para evitaratrofias musculares, aspirar se o paciente estiver muito secretivo.
Nas clínicas de reabilitação, tentará fazer com que os pacientes cheguem mais “perto” do normal ou em alguns casos a volta total dosmovimentos que a pessoa havia perdido.
Nas clínicas de estética, o profissional retarda o máximo possível a velhice, melhorando a autoestima do paciente, usando técnicas que vão desde a massoterapiaao laser.
Como tinha dito anteriormente, a prevenção está tendo um foco muito grande na fisioterapia, e por isso, hoje em dia há fisioterapeutas trabalhando em empresas. A má postura em...
tracking img