O campo da psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O CAMPO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Uma área da psicologia, de modo geral, se desenvolve em torno de um conjunto de questões referentes aos seres humanos. No entanto, esse campo da psicologia não se desenvolve se não criam modelos conceituais, teoria e métodos de pesquisas capazes de instrumentar a coleta e a análise dos respectivos dados. Quando temos simultaneamente umponto de interesse e uma forma de estudá-lo, temos o inicio de um novo “campo”.
A psicologia organizacional nestes últimos 15 a 20 anos, passou por uma considerável transformação, conseqüência do enorme crescimento da teoria e da pesquisa, voltadas para uma séries de problemas, tais como, a motivação do funcionário individual, a produtividade, o moral e os problemas referentes à maneira deorganizar grandes companhias multinacionais e manejar conflitos interorganizacionais, como os que podem surgir entre o mundo dos negócios e as repartições governamentais. O campo da psicologia organizacional tornou-se interdisciplinar, refletindo o crescente interesse dos psicólogos, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, teóricos de sistemas e outros profissionais que procuramcompreender os fenômenos organizacionais.

2. AS DIVERSAS PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A utilização eficiente das pessoas em qualquer empreendimento organizado sempre constituiu um premente problema na sociedade. Cada dirigente deve saber: 1) o que, em essência, está tentando realizar; 2) como organizar o trabalho para atingir os objetivo escolhidos; 3)como recrutar, treinar,distribuir o trabalho e gerir os recursos humanos (funcionários e dirigentes) disponíveis para o trabalho; 4) como criar condições de trabalho e sistemas de recompensas e punições capazes de fazer com que os funcionários e os dirigentes mantenham elevada eficiência e um moral suficiente para se manterem eficientes por longos períodos de tempo; 5) como operar mudanças na organização em resposta a pressõesque t~em origem nas modificações tecnológicas e sociais ocorridas tanto no ambiente externo como dentro da própria organização e 6) como manejar a competição e outras forças que derivam de outras organizações, de unidades situadas dentro da organização, como sindicatos, de entidades reguladoras e por fim de suas próprias “ dores de crescimento”.
Uma terceira perspectiva, que ainda não éobjeto de muita atenção neste livro, mas que está se tornando cada vez mais importante é a perspectiva do consumidor dos produtos ou dos serviços da organização.

3. A Psicologia Organizacional e suas tendências

Com o advento da Primeira Guerra Mundial, a Psicologia se pôde se desenvolver. As forças armadas sentiram necessidade de selecionar pessoas certas para determinados cargos efunções. A partir de então houve um grande avanço no que se refere a testes psicométricos para medir habilidades e aptidões. Scott, em 1917, desenvolveu pesquisas, estabeleceu normas e padronizou testes para seleção de pessoal. Muitos testes foram criados com finalidade de medir as aptidões e níveis de inteligência do sujeito para preenchimento de determinadas funções, além de testes de personalidade paraafastar militares com indícios de neurose das tropas em guerra.


Com o término da guerra esse material passou a ser utilizado nas empresas. Essa tendência da Psicologia ficou caracterizada como Psicologia de Pessoal. Sua finalidade era "colocar a pessoa certa no lugar certo". O fim último era a lucratividade. Quanto mais pessoas estivessem adaptadas às suas atividades de trabalho melhorseria o desempenho. Com a introdução da produção em massa pelo empresário Henry Ford, a psicologia ganha novo objetivo: havia
uma preocupação com a racionalização dos postos de trabalho. Surgiu então uma série de pesquisas para simplificar movimentos do trabalho visando à eficiência. Nesse período, novos equipamentos e maquinários foram concebidos para facilitar essa eficiência e muitos...
tracking img