O caminho inverso da batata-doce: da mesa do consumidor à sua plantação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA




Izabella Santos de Macedo Carvalho




A BATATA DOCE - ENSAIO







Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
São Cristovão/SE
2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA




O CAMINHO INVERSO DABATATA-DOCE: DA MESA DO CONSUMIDOR À SUA PLANTAÇÃO



Ensaio apresentado ao curso de graduação em geografia licenciatura da Universidade Federal de Sergipe como pré-requisitos da avaliação da disciplina de geografia agrária, sob a orientação do professor Eraldo da Silva Ramos Filho.




Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
São Cristovão/SE
2012INTRODUÇÃO
A agricultura familiar, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é responsável por cerca de 60% da produção alimentar dos brasileiros, produzindo alimentos básicos como feijão, mandioca, milho, hortaliças, arroz e pequenos animais.
Fazendo uma revisão bibliográfica sobre o conceito de agricultura familiar pode-se inferir que é o trabalhorealizado pela família, podendo a depender da necessidade, contar com a ajuda de contratados temporários, no entanto este tipo de mão-de-obra deve ser inferior a 75%; a sua produção deve ser utilizada para a sua subsistência como também para o progresso socioeconômico; o tamanho da propriedade também influência nessa definição, porém irá depender dos critérios pré-estabelecidos para cada região; semprenesse meio de produção o agricultor familiar assume a posição de proprietário e trabalhador da sua lavoura, fator que difere do agronegócio, onde o proprietário é simplesmente proprietário, tendo como trabalhadores os empregados assalariados.
Para muitos o camponês e o agricultor familiar são a mesma pessoa, pois realizam como já foi especificado no parágrafo anterior um trabalho emfamília, sem a exploração do trabalho assalariado para fins de acumulação, mas sim para o suprimento de suas necessidades básicas, ou seja, para que a sua capacidade de reprodução seja alcançada.
Contrapondo essa idéia Abramovay diz que o capitalismo ao se expandir tende a destruir um modo de vida (camponês), que, teoricamente, não se adéqua a sua realidade hegemônica, sendo necessário um novosegmento produtivo adequado a essa realidade, isto é, o Agricultor Familiar. Sob esse ponto vista o camponês é considerado uma sociedade parcial e está parcialmente integrado aos mercados incompletos, enquanto que o segundo se integra a um mercado completo, partindo da escala local (produto) até a global (insumos, fertilizantes). Esta diferença faz com que o camponês sofra uma metamorfose em buscade sua sobrevivência se transformando assim em um agricultor familiar, por não encontrar espaço para o seu desenvolvimento. A diferenciação entre estes dois modos de vida é analisada pelo autor dentro de uma sociedade capitalista desenvolvida. Sendo assim, pode-se dizer que o agricultor familiar está inserido em um mercado e é capaz de fazer uso dos grandes avanços tecnológicos.
O presenteensaio tem como foco, descrever todos os processos da agricultura familiar que envolve a produção da batata-doce, do perímetro irrigado da barragem de Poção da Ribeira, no município de Itabaiana (SE), desde a preparação do solo para a plantação da mesma até a sua chegada na mesa do consumidor. No entanto, estes processos serão mostrados inversamente, ou seja, da mesa do consumidor à plantação.O centro da pesquisa é a batata-doce adquirida na Mercearia Andrade, localizada no Conj. Fernando Collor, no município de Nossa Senhora do Socorro no estado de Sergipe.
APORTES TEÓRICOS
De acordo com a EMBRAPA, a batata doce (Ipomea batatas L. (Lam.)), é uma raiz tuberosa da família Convolvulácea de constituição herbácea, que está agrupada em aproximadamente 50 gêneros e mais de...
tracking img