O caminho da sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos últimos anos, temos visto uma constante mudança no que diz respeito aos torcedores goianos e seus costumes. O que antes era apenas diversão, hoje em dia vem aglomerando novos substantivos comopaixão ,orgulho e identidade regional. Quem é acostumado a ir no Serra Dourada entre década de 70 e 2000 se habituou a ver um cenário misto de futebol Goiano, e futebol do eixo Rio-SP. Em umpassado recente era comum de se ver o nosso palco maior do futebol , colorido com camisas de vários clubes de fora, que em nada somam ao futebol Goiano.
O tempo passou, e em meados dos anos 2000, começamosa perceber uma mudança cultural do Goiano em relação ao futebol. O Goiano passa a valorizar mais o que é seu. No Serra Dourada aos poucos a colorida torcida goiana, com seus trajes dos mais diversosclubes do Brasil afora, adotam uma só cor para vestir, sendo ela uma cor, uma camisa, que leva o nome do Estado de Goiás implícito nela, se criando então os primeiros traços de um bairrismo.Bairrismo é uma palavra, que a primeira vista pode causar um certo erro de interpretação. Então é preferível dizer que o nosso futebol hoje passa por um processo de conscientização cultural. Existem hojediversos grupos que pregam a valorização do futebol goiano, principalmente nas torcidas da capital. Entre eles, criado no início desse ano, o grupo “Sou Goiano, Meu time Também” surgiu como uma novaidéia de se expandir e levar ao torcedor dos clubes do estado, a importância de se valorizar o nosso futebol. Hoje o grupo conta com uma quantia expressiva de torcedores, que torcem unicamente para umclube do estado.
Surgido inicialmente na internet, o grupo ganhou força e volume na rede social Facebook, onde o contato entre torcedores dos diversos times do estado, possibilitaram o debate deidéias que contribuíssem para o crescimento do sentimento e valorização de ser goiano, e ter um time daqui do estado. As idéias surgiram, e começaram a sair do papel. Para quem acompanha o futebol...
tracking img