O caminho da sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TABOÃO DA SERRA




José Hermógenes de Freitas Viana - RA 3245568212




Atividade de Autodesenvolvimento







Taboão da Serra
2011

FACULDADE TABOÃO DA SERRA


José Hermógenes de Freitas Viana - RA 3245568212


Atividade de Autodesenvolvimento


Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, disciplina deResponsabilidade Social e Meio Ambiente, como requisito parcial para a aprovação na mencionada matéria.

Professora: Aleczandra Krysna Michalski Piazza




Taboão da Serra
2011
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
http://www.suzano.com.br/portal/main.jsp?lumChannelId=40288091199BCACB01199BD1062B11B9 Data de Acesso 01/10/2011, Hora 03:15hs

A água utilizada na Suzano volta ao meio ambiente semcausar impacto.
As técnicas de manejo que protegem o solo contra a erosão também contribuem para evitar o assoreamento dos cursos d ‘água. Em todas as áreas de plantio, respeitam as normas de preservação dos mananciais definidas em lei, mantendo a vegetação nativa em pelo menos 50 metros em torno das nascentes e 30 metros ao longo dos cursos d’água.
O grupo respeita as leis de proteção dosmananciais, preservando uma faixa de 50 metros em torno das nascentes e 30 metros ao longo dos cursos d’água. Superando as exigências legais, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), fazem o manejo integrado das microbacias, monitorando a qualidade e a disponibilidade das águas superficiais e subterrâneas.
Nas unidades industriais, cumprem as normas nacionais einternacionais sobre tratamento de efluentes e controle ambiental. Recuperam todos os produtos químicos utilizados na fabricação de papel e celulose, que são reutilizados na produção. Os resíduos orgânicos são tratados por meio de processos biológicos para que a água utilizada nas fábricas retorne ao meio ambiente sem causar impacto.
Na atividade de produção de mudas, o investimento em novas tecnologias deirrigação, e o reaproveitamento de água têm contribuído para a redução do consumo em seus viveiros.
As técnicas sustentáveis de cultivo mínimo desenvolvidas pela Suzano Papel e Celulose , além de proteger o solo da erosão, contribuem para evitar o assoreamento dos cursos d’água.
Em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais da USP), aempresa realiza o manejo integrado das microbacias inseridas em suas áreas de atuação, monitorando a qualidade das águas superficiais e subterrâneas.
Em suas fábricas, o tratamento de efluentes recupera todos os produtos químicos utilizados na fabricação de papel e celulose. Os resíduos orgânicos são tratados por processos biológicos de modo que a água que retorna ao meio ambiente não provocaimpactos e cumpre as normas nacionais e internacionais de controle ambiental.
Em todas as suas áreas de manejo realizam o manejo florestal sustentável – conjunto de tecnologias e práticas de gestão capaz de conciliar o cultivo do eucalipto de forma economicamente viável, com a conservação dos recursos naturais, a preservação ambiental e o respeito às comunidades beneficiadas pelo dinamismoeconômico e pela diversificação das oportunidades de trabalho.
Investir de forma constante nas tecnologias mais modernas que reduzam os impactos sobre o meio ambiente é um dos seus focos estratégicos.
As modernas práticas de manejo e a pesquisa científica mostram que a cultura do eucalipto é um processo sustentável.
Um grande fator que orienta a sua estratégia é o uso racional de recursos naturais einvestimentos em tecnologia de ponta que minimizam os impactos ambientais das atividades industriais e florestais. A preservação da biodiversidade, a redução de uso de recursos hídricos, a reutilização e reciclagem de elementos inerentes ao processo industrial são prioridades em seu modelo de sustentabilidade.

A empresa mantém e apoia projetos voltados à educação básica, educação ambiental,...
tracking img