O caminho da sustentabilidade - tora brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade – Tora Brasil

A empresa Tora Brasil, antes de comprar a matéria-prima para a realização das peças, tem preocupação com o meio ambiente, a fauna e a flora.
A confecção das peçasda Tora Brasil, provém da matéria-prima que é retirada da floresta de manejo de impacto reduzido no norte do Pará.
Com o manejo do impacto reduzido é englobado o mapeamento da floresta, estudos dasespécies, catalogação das árvores, estudo sobre o corte e retirada da madeira com transporte específico, e principalmente o acompanhamento da recuperação da área após o corte.
A empresa juntamente comos habitantes da região tem plena consciência de que a floresta é mais importante de pé do que derrubada, por isso a Tora Brasil, retira somente o que será utilizada na indústria. É desta forma quetodos os anos a empresa terá matéria-prima, mas para isso é essencial o cuidado e preservação das mudas e outras espécies não prejudicando a fauna.
A empresa Tora Brasil, faz todo um planejamento quesegue muitas regras, como: a construção da estrada principal de 7 metros, estradas secundárias, pátio central, pátios secundários, utilizam skiters (trator especial com pneus de borracha que não agridemuito o solo) entre outros.
Além de todo este planejamento, a empresa faz estudos para o corte, queda das árvores, preparação da área, mapas das áreas da floresta, deslocamento da tora sem danificarou derrubar outras árvores, transporte da madeira até o pátio de estocagem.
Logo após o corte, a Tora Brasil faz o monitoramento da área, acompanhando a sua resuperação, pois para uma árvore serretirada deve-se esperar um período de 20 a 30 anos, deste modo é permitido ver a recuperação da floresta, assim como o crescimento de novas plantas que estando em tamanho ideal poderão ser cortadas.
ATora Brasil utiliza madeiras que são descartadas pela indústria moveleira por estarem com defeitos e não terem um bom aproveitamento. A empresa utiliza estes pedaços e faz deles um móvel singular,...
tracking img