O cabelo magico edmund leach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O cabelo mágico
autor : Edmund Leach
organizador: Roberto da Matta
Leach tem, assim, escrito sobre os escudos de
, a função simbólica do cabelo,
Seus trabalhos sempre contêm
novas ideias para velhos problemas e têm aberto
outras perspectivas para a Antropologia
Social dos estudos simbólicos e dos sistemas
de organização social.
Leach apresenta e discute sempre uma perspectiva maior emais abrangente que a consciência individual, quando decide atacar o problema do significado social e simbólico do cabelo. Nesse texto ele estabelece uma discussão com um psicanalista ,e razões sociológicas são oferecidas como substitutas para uma interpretação puramente sociológica de Charles Berg -do problema da correlação entre estados sociais e os cortes de cabelo,e das ações padronizadas queocorrem no ritual da Kava.
Ele crítica os antropólogos que estereotipam o comportamento humano como um simbolo ou uma significação não vendo justificativa razoável para esta interpretação.
Com observação no trabalho de Malinowski sobre as interpretações do comportamento simbólico ,ele usa o exemplo dele sobre a linguagem onde ele explica que as palavras não dizem simplesmente algo sobre oestado das coisas, mas sim elas tem consequência de alterar o estado de coisas.
O comportamento simbólico não só nos diz alguma coisa como também desperta emoções e consequências,ela muda algo no ser.
Nesse instante chegamos no problema central do texto que é de onde vem o conteúdo emocional dos símbolos e o que faz alguns símbolos terem maior carga emocional que outros .
Como exemplo ele coloca oaperto de mãos entre os homens que se dá o entendimento de serem duas pessoas que podem conversar sem empecilho e afirma que essa observação dispensa qualquer suposição psicológica .Agora se acontece um beijo de um casal pode significar saudações ou despedida mas também pode ter um significado emocional adicional para cada uma das pessoas, assim o observador externo pode somente fazerinterpretações do que está acontecendo.
A maior diferença entre essas duas duas observações e que a primeira é pública e a segunda privada. O comportamento simbólico público é um meio de comunicação de uma linguagem comum onde não há quebra na comunicação ( o que entendemos como cultura).
Já o simbolismo privado é o contrário seu poder psicológico de despertar emoções e alterar o estado do indivíduo, essasnão se pode ter certezas por observação mas somente por suposição já que são elementos do subconsciente da personalidade humana.
A distinção entre público e privado, social e individual ,é a que constantemente diz respeito ao antropólogo. Na maior parte das situações , seria bastante aconselhável deixar as questões psicológicas para os psicólogos e se ater firmemente ás facetas sociológicaspúblicas do caso. Psicanalistas de diferentes escolas estabeleceram dogmas sobre do que “significam” no comportamento obsessivo de pacientes psiquiátricos individuais através de suposições de características do inconsciente,eles atraem do material etnográfico apoio para suas observações clínicas tentando que suas interpretações sejam mais plausíveis ao público leigo.
Esse processo foi adotado pelopróprio Freaud onde ele usa a justificativa lógica agora já fora de moda que as sociedades “primitivas” são cronologicamente arcaicas onde afirma que podemos reconhecer na vida psicológica dos primitivos um estágio bem primitivo e conservado do nosso próprio desenvolvimento,com isso os rituais das sociedades primitivas são representadas como comportamento obsessivo neurótico em nossa sociedades,para os psicoterapeutas os termos ritual e comportamento obsessivo são sinônimos.
Os psicólogos estão primeiramente interessados no comportamento do indivíduo como uma entidade singular, o comportamento é entaão visto como simbólico já que está colocado como uma representação que está encoberta. Já o antropólogo social está pouco interessado no indivíduo como tal sua preocupação é com os...
tracking img