O caçador de pipas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Enredo
O livro conta a historia de Amir, um jovem garoto que mora Cabul, no Afeganistão, junto com seu pai, Baba. Amir estava sempre tentando impressionar seu pai e deixá-lo orgulhoso, porém, Hassan parecia fazer isso sem nem ao menos perceber. Hassan era o filho de seu empregado, Ali, os dois eram Hazaras, uma etnia discriminada no Afeganistão. Hassan era um menino corajoso, bondoso, ehonesto.Ele,apesar de analfabeto, por muitas vezes é mais sábio e perceptivo que Amir - um garoto rico e bem-nascido, que era um pouco covarde - que por muitas vezes, sentia inveja de Hassan (o seu principal afeto, que, se não fosse o fato de pertencer a uma outra etnia e ser condenado ao papel de criado, poderia ser definido como seu melhor amigo).
Enquanto Hassan dedica a Amir umadevoção incondicional, Amir muitas vezes o usa como se fosse um brinquedo a mais e não o poupa de pequenas maldades. Amir e Hassan cresceram juntos, como seus pais, brincando, vendo filmes, participando de competições de pipas.
Certo dia, Assef, um garoto malvado, simpatizante do nazismo e que tem ódio de hazaras, ameaça bater em Amir e Hassan. Em uma atitude de defesa, Hassan mira seu estilinguecontra Assef, e os manda embora. Assef, no entanto, diz que irá se vingar. Hassan é um caçador de pipas de sucesso, que sabia aonde a pipa iria pousar sem ao menos olhá-la. Em um dia triunfante, Amir ganhou o torneio local e finalmente orgulhou Baba. Hassan corre para conseguir a ultima pipa e diz " por você faria isso mil vezes". Infelizmente, Hassan encontra Assef. Assef decide se vingar e oabusa sexualmente. Amir é testemunho do acontecimento, mas tem medo de intervir. Agindo dessa maneira, Amir cria um fardo, uma culpa, que levara pra vida toda. Ele sente que sua covardia, começa a destruir qualquer esperança de ter a afeição de Baba, então ele não diz nada a ninguém. Depois disso, Hassan e Amir mantêm distância um do outro. Já com ciúmes do amor de Baba por Hassan, Amir começa a seperguntar se Baba sabia da bravura de Hassan e de sua própria covardia, sentindo medo que o amor de Baba por Hassan crescesse ainda mais. Amir, cheio de culpa não consegue se divertir em seu próprio aniversário. O único presente que o desperta a atenção, é um caderno em branco (para Amir escrever suas historias) presente dado por Rahim Khain, amigo e sócio de seu pai, o único que o entende. Amirsentiu que seria mais fácil se Hassan não tivesse por perto, então ele coloca um relógio e dinheiro embaixo do colchão de Hassan, achando que Baba o expulsaria. Hassan confessa falsamente, quando Baba o confronta. Baba o perdoa, mesmo acreditando que roubar é a pior atitude de todas. Hassan e Ali, mesmo vendo o sofrimento de baba, vão embora. Isso alivia Amir da culpa que ele sentia pela suacovardia e traição, mas ele ainda vive na sombra da sua culpa.
Cinco anos depois, a união soviética invade o Afeganistão. Amir e Baba fogem para os Estados Unidos, onde passaram a morar em um apartamento barato. Baba começa a trabalhar em um posto de gasolina e todo domingo conseguia um dinheiro extra, vendendo bugigangas na feira. É lá onde Amir conhece uma garota chamada Shoraya, pela qual seapaixona e, depois de algum tempo, se casa. Soraya vai morar com seu marido e seu sogro, e cuida de Baba ate seu ultimo dia de vida.
Depois de 15 anos da morte de Baba, Amir recebe um telefonema de Rahim Khain. Amir precisa ir ao Paquistão encontrá-lo. Ao chegar lá, Amir descobre que Hassan e sua esposa estão mortos, e seu filho, Shorab, esta em um orfanato. Ele precisa resgatá-lo de lá. Todavia,ele pede pra Rahim Khain arranjar outra pessoa pra fazer esta “missão”. Rahim Khain, para convencer Amir a ir ao Afeganistão, conta a verdade: Amir e Hassan são irmãos, filhos do mesmo pai. Após tal descoberta, Amir vai até o Afeganistão para resgatar seu sobrinho. Ao chegar lá, fica sabendo que um soldado Talibã o levou, com a intenção de abusá-lo sexualmente. Amir vai atrás de Shorab e...
tracking img