O brincar e a leitura na pré-escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BRINCAR E A LEITURA NA PRÉ-ESCOLA
Por: M. Biasi

Os professores precisam considerar que na educação infantil muito aspectos podem ser trabalhados por meio de jogos e brincadeiras, com objetivos como levar a criança a “aprender a lidar com ansiedade; refletir sobre limites; estimular a autonomia; desenvolver e aprimorar as funções neurossensoriomotoras; desenvolver a atenção e a concentração;ampliar a elaboração de estratégias; estimular o raciocínio lógico e a criatividade”. (RAU, 2007, p.53). Assim, questões referentes ao espaço e aos materiais característicos de cada situação lúdica são elementos que podem ajudar a definir qual o jogo e brincadeira mais adequada para a ação educativa a qual o professor propõe.
Entendemos, portanto, a importância das situações lúdicas como fiocondutor, enquanto recurso, na mediação e desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas a educação infantil, tornando-as mais atrativas e estimulantes.
Desse modo, foi pensada a proposta de uma atividade para ser desenvolvida na educação infantil com o objetivo de formar leitores usando como estratégia atividades lúdicas para estimular o prazer na leitura.
Na sala de aula a professorapropõe às crianças uma brincadeira “montar um baú mágico”. Para isso, professora e crianças deverão forrar uma caixa grande com papel colorido, e colocar dentro dela muitos livros: contos, poemas, historias, gibis, e objetos da criança: brinquedos, fotos, etc. No desenvolvimento da atividade, uma criança por vez se dirige até o “Baú” e retira um livro lá de dentro, e com a ajuda da professora contaum trecho da historia aos demais colegas mostrando as ilustrações e interagindo na sala ou simplesmente relata algo do seu interesse sobre o objeto que pegou.
Durante a pré-escola é o período preparatório para a alfabetização, a criança desenvolve capacidades e habilidades que a tornarão aptas a aprendizagem da leitura: a construção dos símbolos e o desenvolvimentos da linguagem oral e dapercepção permitem o estabelecimento de relações entre as imagens e as palavras. Os interesses voltam-se, nesta fase, para historias curtas e rimas, em livros com muitas gravuras e pouco texto escrito que permitem a descoberta do sentido mais através da linguagem visual. Paralelamente estão presentes as historias mais longas, que falam do cotidiano infantil e são lidas ou cantadas pelo adulto. (COSTA,2007, p.101-102).




Outra possibilidade na atividade é a professora contar a historia escolhida pelas crianças e após convidá-las para representar o enredo dos personagens, organizando uma brincadeira faz-de-conta ou dramatização. Assim, por exemplo, na historia de “chapeuzinho vermelho”, as crianças dividem-se em: espectadores, aquelas que assistirão a apresentação e “atores”, aquelas queencenarão a dramatização como chapeuzinho vermelho, lobo, vovó, caçador e demais animaizinhos da floresta. Para isso, a professora deve escolher um local na sala para a representação e decorá-la com a ajuda das crianças, bem como organizar com cadeiras ou colocar um tapete no espaço da plateia, como também confeccionar os figurinos para os atores. Aqui vale a criatividade de cada professora e adisponibilidade de espaço, pode-se também realizar essa atividade em outros ambientes ou mesmo no pátio da instituição e convidar as demais turmas para assistir ao espetáculo das crianças.
Pois, pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginarias e criadas por elas mesmas, às crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos e comisso desenvolver aspectos importantes como a cognição, a atenção, a concentração, a memória, os aspectos motores, interagindo e socializando com seus pares. (RAU, 2007).
Sem dizer, também, da possibilidade da criança a partir da historia contada pela professora, expressar-se por meio do desenho, recorte e colagem, mímica, confecção de livros, cartazes, jornalzinho da sala com e murais. São...
tracking img