O brincar e suas teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO: O BRINCAR E SUAS TEORIAS

CAPÍTULO I – A CRIANÇA E A CULTURA LÚDICA

O brincar é visto por todas as escolas o espaço da criação cultural, Winnicot diz que o brincar é essencial porquebrincando o paciente se mostra criativo.
A criança que brinca cria um mundo particular onde transporta o mundo em que vive para um mundo novo.
O brincar é individual a cada criança devendo ser umexercício prazeroso, segundo Freud se a brincadeira não for prazerosa a criança não está brincando;
A atividade do brincar é dotada de significação social necessitando de aprendizagem.

O ENRAIZAMENTOSOCIAL DO JOGO

O brincar varia de acordo com cada cultura onde cada uma determina o que designável como jogo. Anteriormente havia a ideia que o brincar é uma atividade que se opõe ao trabalhar sendocaracterizada por futilidade e oposição ao que é sério.
Seja como for o jogo consiste em uma interpretação das atividades humanas, em uma cultura que dê sentido ao jogo.
A criança, longe de saberbrincar, deve aprender a brincar e as brincadeiras de bebês entre a mamãe e a criança são indiscutivelmente um dos lugares essenciais dessas aprendizagens:
• A criança entra no jogo mais como umbrinquedo do que um parceiro; e
• A seguir ela torna-se uma parceira assumindo o mesmo papel da mãe, mesmo que de forma desajeitada, por exemplo, nas brincadeiras de esconder o corpo. Nisso ela aprendecaracterísticas essenciais do jogo: o aspecto fictício; inversão de papéis; a repetição que mostra que a brincadeira não modifica a realidade (sempre é possível voltar ao início) e a necessidade de acordoentre parceiros.
O jogo não é um lugar de criação cultural, mas um produto da cultura, precisa-se primeiramente aprender aquilo que se relaciona com o jogo para depois aplicar as competênciasadquiridas a outros terrenos não lúdicos da vida (é necessário aprender a contar para depois participar de jogos que usam números, podemos chamar isso de pré-requisitos).
Existe uma cultura em uma...
tracking img