O brincar no ensino infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O BRINCAR NO ENSINO INFANTIL

Renato José de Miranda

O ato de brincar pode parecer simples e sem importância para as crianças, muitos adultos pensam que brincar é algo sem sentido. Esta revisão bibliográfica tem o objetivo de conhecer como é o brincar no Ensino Infantil. Inicialmente pretende-se falar dainstituição de Ensino Infantil.
No início das criações das instituições voltadas para o público infantil, havia grandes divergências sobre sua real finalidade social, a maioria dessas instituições foram criadas com o objetivo de atender apenas as crianças pobres.
O uso de creches e de programas pré-escolares como estratégia para combater a pobreza e resolver problemasligados à sobrevivência das crianças foi, durante muitos anos, justificativa para a existência de atendimentos de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez de recursos materiais; precariedade de instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 1998, p.17).


Esta éuma realidade dos tempos antigos. Hoje em dia a instituição de Ensino Infantil tem um perfil totalmente diferente desses apresentados anteriormente e com outros objetivos e metas a serem alcançadas.

A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento einserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 1998, p.23).

Brincar está presente em todos os momentos da vida de uma criança e durante a sua entrada na escola a brincadeira pode se tornar um ótimoinstrumento para que as crianças possam se relacionar com as outras crianças de uma forma mais espontânea, com isso ela deverá expor com mais facilidade qual é a sua visão do mundo.
Segundo Steil e André (2007) a sociedade acredita que brincar é passar o tempo, ou melhor, é perda e tempo, não acreditando nas capacidades que se desenvolvem na criança.

O bebê brinca e seapropria do mundo através dos sentidos dele. Com o olfato, o tato, audição, paladar e visão ele apreende o que acontece no mundo. Depois, quando a criança começa a se expressar pela fala, inicia-se o brincar simbólico, o faz-de-conta, o construir e o desconstruir. A partir dos seis anos é que começam os jogos regrados e os alunos aprendem a respeitar as regras do jogo; mais tarde, podem usar asatividades lúdicas até para desenvolver as regras sociais. (FRIEDMANN, 2003 p.1)

As crianças desde seu nascimento já tem sinais de brincadeira até mesmo dentro da barriga de sua mãe elas podem brincar, a brincadeira está totalmente ligada à infância das crianças, e com o tempo ela vai crescendo e haverá uma maior diversidade de materiais que elas poderão usar para brincarem. (STEIL e ANDRÉ, 2007)As brincadeiras vão evoluindo de acordo com que as crianças vão crescendo, as brincadeiras são importantes para todas as idades das crianças.
Dentro dessas instituições infantis o brincar está muito presente, pois neste espaço se encontra uma grande quantidade de crianças juntas e isso faz com que a brincadeira seja mais fácil de acontecer. Assim a instituição infantil conseguerealizar seu papel, pois durante as brincadeiras as crianças têm uma maior facilidade de se socializarem uma com as outras.
Segundo Friedmann (2003) a brincadeira é uma linguagem natural das crianças e tem que estar presente nas instituições infantis, pois é através delas que as crianças poderão desenvolver a expressão corporal e a espontaneidade.
A brincadeira é uma...
tracking img