O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Este estudo busca conhecimentos teóricos que sirvam de embasamento para os profissionais da educação infantil, que buscam o planejamento de uma rotina detrabalho que contemple as vantagens e as funções do brincar em sua atuação profissional, onde muitos incorporam a relação infância e brincadeira como uma relação natural, uma vez que toda criançagosta de brincar, contudo nem sempre dominam com o devido cuidado necessário, para uma pratica educativa que contemple uma aprendizagem significativa. Sendo de suma importância o papel do professor comomediador nas atividades desenvolvidas por suas crianças nas instituições de ensino, visando interferências conscientes que venham facilitar, desencadear e preparar o aprendizado para a vida.Procura-se através das possibilidades quase infinitas que são as brincadeiras, analisar profundamente o processo de conhecimento infantil. Sendo que, o brincar é a principal linguagem da infância, compreendepráticas que envolvem jogos, brinquedos e brincadeiras, garantindo o direito às crianças de se comunicarem e interagir. Construir o espaço, meios e tempo para que as crianças brinquem na escola deeducação infantil é ao mesmo tempo um desafio e um compromisso, considerando que as crianças são cada vez mais cedo encaminhadas para atividades pouco criativas e inteligentes, ou seja, desconsiderando asbrincadeiras e brinquedos tradicionais da nossa cultura. A brincadeira é um espaço privilegiado de aprendizagem. Desta forma, são objetivos deste artigo identificar o quanto e como o lúdico poderáinfluenciar nas atividades cotidianas com nossas crianças, afirmando e fortalecendo cada função que o brincar carrega e entender a função educativa do lúdico, para proporcionar às crianças formas maiselaboradas de conhecimento e desenvolvimento, visando uma formação integral (social, psíquica, moral, afetiva e cognitiva). Portanto, o resultado está direcionado a todos os profissionais da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). O brincar na educação infantil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Brincar-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/6396.html

MLA

"O brincar na educação infantil" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Brincar-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/6396.html>.

MLA 7

"O brincar na educação infantil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Brincar-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/6396.html>.

CHICAGO

"O brincar na educação infantil." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Brincar-Na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/6396.html.