O braço da guitarr

3109 palavras 13 páginas
a
O Braço da Guitarra e Notas Musicais
Fábio H.
Parte superior do formulário
[pic]
Parte inferior do formulário
Obviamente você conhece a escala musical convencional, certo ? Bom, por via das dúvidas aí vai:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
É usual que se repita a primeira nota da escala, neste caso o Dó, de tal sorte que do ponto de vista prático temos uma escala com 8 notas, sendo a oitava uma repetição da primeira. Você deve também saber que cada uma das notas musicais é usualmente representada por uma única letra. Aliás, esta é a notação que iremos usar durante a maior parte do tempo (ou do texto?) e, é também aquela que você encontra na maioria das revistas de música que podem ser adquiridas em bancas ou distribuidoras por aí (com certeza você já as viu). Neste caso a escala musical comum pode apresentar-se da seguinte forma:
C D E F G A B C
Esta escala de 8 notas é conhecida por escala diatônica.
Em resumo:
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
A = Lá
B = Si
Ok ? Passemos à prática. Observe o braço da guitarra. Seria útil se você tivesse uma a seu lado neste momento (é óbvio que um violão também serve). Se você prender a 2a corda no 1o traste terá um C (ah, convém lembrar que a primeira corda é a mais fininha, e a 6a a mais grossa). A seqüência da escala musical você obterá se seguir o esquema abaixo: [pic]
Observe a distância (comumente denominada de intervalo) que separa cada uma das notas no braço do instrumento. Cada 2 trastes equivalem a 1 tom. Portanto, o intervalo entre C e D é de 1 tom, o mesmo ocorrendo entre D e E. Porém, entre E e F este intervalo é de apenas 1/2 tom, ou seja, de apenas 1 traste. Isto se repete entre a 7a. e a 8a. nota da escala, ou seja, entre B e C. Uma das perguntas lógicas que pode se seguir a esta explicação é a seguinte: se existem apenas 7 notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), que notas então são estas que ficam entre o C e o D, entre o D e o E e assim por diante ?

Relacionados

  • O Caipira e a Viola Brasileira
    6732 palavras | 27 páginas
  • licenciando
    53300 palavras | 214 páginas