O brasil retratado nas novelas de tv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O brasil retratado nas novelas
Introdução;O Brasil é um dos maiores exportadores de telenovelas. As estórias ambientadas no Rio de Janeiro ou numa cidadezinha do interior do Nordesteganham o mundo e se tornam dramas universais. Até pouco tempo atrás, as telenovelas brasileiras não penetravam com força no mercado americano, mas o panorama agora é outro. Os imigrantes latinos têm adisposição opções interessantes na televisão, como o mais recente sucesso internacional da Globo, O clone, exibido pela Telemundo. Esse mercado está crescendo tanto que a Globo produziu a versão emespanhol de Vale tudo, sucesso dos anos 80.

Desenvolvimento;

Há décadas, nada faz mais sucesso na televisão do que as telenovelas, produção que parece ter uma espécie de linha direta com otelespectador. Sua origem mais remota está no folhetim (1836), ou seja, o rodapé dos jornais onde eram publicadas estórias sensacionalistas e romances. Depois, o folhetim passou para o rádio, originando aradionovela, que teve Cuba como berço. No Brasil, a radionovela só chegou em 1941, à Rádio Nacional, porque até então não havia no país um sistema de radiodifusão eficiente e comercial.

Na década de30, nos EUA, a soap opera (ópera de sabão, porque era patrocinada pela indústria de perfumes) vendia ilusões em arrebatados dramalhões, não havendo qualquer comprometimento com a realidade. O quetornou a soap opera popular foi o grande incentivo da indústria, que via nas mulheres um forte público consumidor. Percebia-se a mulher como consumidora em potencial, o universo feminino, povoado porexpectativas que podiam ser exploradas ficcionalmente por uma narrativa específica. A soap operavendia e falava às mulheres.

Pura ilusão

No Brasil, estreou em 1951 a telenovela Sua vida me pertence, deWalter Foster, produção que permaneceu até 1963, apresentada duas vezes por semana e com duração média de 20 minutos. Na década de 60, a televisão começou a se solidificar como veículo de massa....
tracking img