O brasil precisa melhorar a infraestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo dO Artigo: “O Brasil Precisa melhorar a infraestrutura”

As reclamações dos empresários brasileiros contra a China estão cada vez maiores. Para eles, há muita desigualdade na relaçãocomercial entre Brasil e China, visto que a China importa matéria-prima do Brasil com menor valor e exporta produtos industrializados, que consequentemente possuem valor agregado muito maior. Mas oGoverno chinês está se mostrando disposto a reequilibrar o comércio entre as duas nações.
Em entrevista realizada pelo jornal Estadão com o embaixador Qiu Xiaoqi, da China, ele explica que ocomércio entre Brasil e China é vantajoso para ambos, pois o Brasil, no ano passado, teve um superávit comercial de mais de 5 bilhões de dólares com a China.
Quanto ao problema da desigualdadenas relações comerciais entre os países, o embaixador Oiu Xiaoqi afirma que a China exporta do Brasil as matérias-primas que o país precisa para crescer e exporta os produtos que a economia brasileiranecessita. Apesar disso, ele concorda que esta relação comercial entre os países está de fato desequilibrada, mas atribui a causa desse desequilíbrio à infraestrutura brasileira.
Para oentrevistado, o Brasil precisa investir em infraestrutura para que as indústrias se tornem mais competitivas. A China tem investido muito nos últimos anos em infraestrura, como na construção deautopistas, portos e aeroportos. Isso faz com que a China tenha uma das melhores infraestruturas do mundo e isso consequentemente eleva sua competitividade no mercado mundial, pois reduz os custos de produção.O Governo brasileiro também tem uma pendência com a China, que está aguardando desde 2004, quando o presidente Hu Jintao visitou o Brasil, a realização da promessa do presidente Lula dereconhecer a China como economia de mercado, ou seja, onde a maioria das decisões são tomadas pelo próprio mercado. A China espera que no governo de Dilma Rousseff isso se concretize finalmente....
tracking img