O Brasil no quadro capitalista no inicio do sec. XX - Fordismo,Teylorismo e Toytismo

798 palavras 4 páginas
No Brasil, a intensificação do capitalismo industrial significou novas exigências educacionais. Com a crise da década de 30, a economia brasileira se viu fortemente abalada pelo cessar de investimentos estrangeiros, que obrigou o país a abandonar a exportação de suas produções, em especial o café, e significou uma queda do poder latifundiário. A partir de então, com a manifestação das classes mais baixas e com menos voz ativa por uma mudança política que superasse a crise, o capitalismo industrial se instalou como uma proposta de se aproveitar os recursos nacionais e fortalecer a economia brasileira, deixando de necessitar das importações e passando a produzir os produtos dentro do país.

O plano de metas do presidente Juscelino Kubitschek foi uma tentativa de corrigir o desequilíbrio industrial anteriormente descrito. Esse período constituiu-se num período de reorientação da historia econômica do brasil.

Os investimento estrangeiros diretos concentraram se em grandes empreendimentos industriais, especialmente nos seguintes setores: indústria automobilística, estaleiros, mecânica pesada, siderúrgicas.

Com o processo de industrialização surgido no século 20 um grande numero de trabalhador foram atraídos para os centros urbanos e grande parte dessa mão de obra era composta por imigrantes estrangeiros que favoreçam a difusão de ideias contestatórias no seio associações operarias.

Essas ideias eram: Teylorismo, Fordismo e Toytismo.

O sistema de organização científica do trabalho denominada taylorismo surgiu em 1911 e foi colocada em prática pelo industrial Henry Ford na sua indústria de automóveis. Esse modelo se baseava na produção de um único produto em grande escala e na padronização das peças. Os trabalhadores exerciam funções específicas de maneira repetitiva, a fim de obter maior produtividade. Todavia, mesmo favorecendo para o desenvolvimento da sociedade de consumo, o taylorismo estava restrito apenas a mudanças organizacionais nas próprias

Relacionados