O brasil do período colonial ao brasil contemporâneo do governo lula.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O Brasil do Período Colonial ao Brasil contemporâneo do Governo Lula.

MICHELE DOS SANTOS DA SILVA DO NASCIMENTO.

SERVIÇO SOCIAL

Rio Grande, 14 de Outubro de 2011.

PERÍDO COLONIAL

No período colonial segundo o historiador Boris Fausto Portugal aprendeu com os genoveses as técnicas de navegação, os portuguesesconstruíram embarcações leves, as caravelas, as expedições eram avançadas para aquela época e Portugal devido a sua localização na Europa permitia que eles se lançassem no Atlântico.
Os portugueses tinham dois interesses nas expedições primeiro era buscarem benefícios materiais, ouro e especiarias. Estas especiarias nada mais eram do que temperos como pimenta, canela, noz moscada, pois elasserviriam para disfarçar o mau gosto que os alimentos tinham, porque estragavam com facilidade por não haver refrigeração.
O segundo motivo era aventura de procurar novas terras, conhecer o novo mundo que eles imaginavam ser fantástico, animais diferentes sereias.
Por isso é comum dizer que o Brasil foi achado, mas na opinião de Boris Fausto o Brasil não foi descoberto e nem achado, poisas terras que os portugueses julgavam ser inteiramente vazias na verdade eram ocupadas por indígenas.
Após a ocupação das terras os portugueses resolveram cultivar cana-de-açúcar pois já tinham experiências na costa da África mais precisavam de braços para o cultivo e não haviam por parte dos portugueses de vir par o Brasil para realizarem o trabalho. A solução foi escravizar osindígenas que foram forçados a deixar as suas terras, a sua liberdade para cultivarem a cana-de-açúcar. Com isto muitos indígenas morreram com muitas doenças trazidas pelos portugueses.
No século XVII o Brasil era atrasado e pouco explorado, só a partir dos bandeirantes que começaram a explorar o interior e conquistar território para a colônia portuguesa.
No século XVIII finalmente osportugueses encontraram minas de ouro, onde hoje se localiza Minas Gerais, nesta época houve uma invasão de portugueses no Brasil à procura de ouro.
O sistema colonial português começou a desaparecer quando os ingleses se tornaram dominantes no mundo.

SEGUNDO REINADO

Durante o Segundo Reinado a abolição da escravatura proibiu que o negro continuasse sendo tratado comomercadoria, impedindo de serem comercializados, mas jamais se considerou a preocupação de inseri-los na sociedade brasileira. Os fazendeiros preferiram contratar os imigrantes principalmente os italianos para o cultivo do café e com isso o negro ficou sem emprego, vítimas de muito preconceito não tinham acesso a educação, por isso eram marginalizados e humilhados.
Segundo o historiador BorisFausto “o Brasil gerou a idéia de não existir preconceito, mas ele existe e por isso é responsável pelo negro não ser considerado cidadão”, embora em menor proporção ainda existe racismo em nossa sociedade, mas já existe a conscientização e podemos observar o crescimento do negro na sociedade política e econômica.

ERA VARGAS

Quando Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, eragrande o número de protestos dos trabalhadores sindicalizados. Para conter esses trabalhadores Vargas criou leis trabalhistas na intenção de controlar de controlar os operários, em contra partida proibia as greves. O que Vargas queria era votos para o futuro, pois a implantação das leis agradava aos trabalhadores e o fim da greve agradava a burguesia. Durante o Estado Novo Getúlio Vargas precisavadesta barganha porque a sua figura pública era de ditador, pois de 1937 a 1945 instalou a fase da ditadura, o chamado Estado Novo, nesse período apresentou pontos positivos e negativos para o país.
Na área econômica, o país fez grandes avanços com uma modernização industrial a investimentos e infra-estrutura.

REGIME MILITAR

Durante o período de ditadura (1964-1984), os...
tracking img