O brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos objetivos do milênio?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A atividade humana, principalmente a queima de combustíveis fósseis e a destruição das florestas, aumenta a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), fazendo com que maior quantidade de calor fiqueretida na atmosfera, o que gera o aquecimento da superfície da Terra (efeito estufa).
Além do dióxido de carbono, outros gases, como o metano (produzido pela degradação da matéria orgânica de aterrossanitários e durante a digestão bovina), o óxido nitroso, os hidrofluorocarbonetos, os perfluorocarbonetos e o hexafluoreto de enxofre são os GEEs controlados pelo Protocolo de Kyoto, porquecontribuem para o aumento do efeito estufa. O incremento da população mundial aumenta a demanda por transporte, energia, produção de alimentos. Essas atividades, na maioria das vezes, lançam na atmosfera GEEs– como, por exemplo, o uso de fertilizantes na agricultura (óxido nitroso).
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser percebidos sobre os ecossistemas e, por consequência, na queda da qualidade devida da população, devido à escassez dos serviços ambientais. Um desses efeitos relaciona-se à falta de água; segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) aproximadamente 18% da população mundial nãotêm acesso à quantidade mínima de água de boa qualidade para consumo. Soma-se a isso a falta de condições de saneamento, que contribui para a disseminação de doenças, principalmente nas regiões commenor desenvolvimento humano que não contam com recursos financeiros e de pessoal para tratamento da população atingida.
Ainda que o panorama atual seja de apreensão e reflexão, há saídas e soluçõespossíveis para minimizar os efeitos negativos dessas mudanças: o desenvolvimento de novas tecnologias, as inovações institucionais e as mudanças culturais e nos hábitos de consumo. Nesse sentido, osórgãos nacionais e internacionais assumem papel relevante na mobilização, no diagnóstico, na regulação, na formulação e na implementação de ações que conduzam a mudanças rumo à sustentabilidade....
tracking img