O brasil caboclo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo
O termo caboclo é muito usado na Amazônia brasileira, só que frequentemente está associada a um estereótipo negativo. No centro-oeste são os morenos habitantes da zona rural. Na antropologia esse termo define camponeses amazônicos, formados pela imigração de pessoas de outras regiões do Brasil. Generalizando, caboclos seriam mestiços de branco com índio ligados a natureza.
“Caboclo adj(tupi kariuóka) 1 Da cor de cobre; acobreado. 2 Próprio de bugre. sm 1 Indígena brasileiro de cor acobreada. 2 Mestiço de branco com índio. 3 Caipira, roceiro, sertanejo.” Dicionário Michaelis
Brasil Caboclo Hoje
Mais de metade da população original de caboclos da Amazônia já foi desalojada de seus assentos, jogada nas cidades de Belém e de Manaus. Perde-se, assim, toda a sabedoria adaptativamilenar que essa população havia aprendido dos índios.
Os novos povoadores tudo ignoram: vêem a floresta como obstáculo. Seu propósito é tomba-la para converte-la em pastagens ou em grandes plantações. A ditadura militar chegou mesmo a subsidiar grandes empresários estrangeiros, atraídos pela doação de imensas terras sem cobrar juros. Daí a Amazônia dividida em grandes latifúndios na mão de umaminoria.
Toda a área era ocupada, originalmente, por tribos indígenas adaptadas a floreta tropical. Algumas dominavam técnicas de lavoura praticadas pelos grupos Tupi que habitavam o litoral, outras através da caça e pesca desenvolveram um alto nível tecnológico, como os de Tapajós e Marajó. Eram porém classificadas como sociedades de nível tribal, por viveram da agricultura, não desenvolveremgrandes núcleos urbanos, classes sociais e nem desigualdade. Muitos cronistas souberam relatar o vulto das populações em cada aldeia, a fartura alimentar e a alegria que gozavam refletida no artesanato com obras coloridas e geniais.
Tal alegria talvez não possa ser usada para classificar os núcleos caboclos que lá vivem hoje, enfrentando duras condições de miserabilidade, devotados aoextrativismo vegetal e mineral. Na verdade, essa civilização não se mostrou capaz de desenvolver um sistema multiplicável voltado para atender as necessidades econômicas. Fazendas de criação de gado e seringais. Só deram lucro quando a borracha dominava o poder mundialmente. Com novas tecnologias hoje a borracha se tornou inviável.
Essa situação permanece inalterável a décadas, submetendo as populações daAmazônia a maior miséria, sem lhes ensejar uma alternativa de inserir-se em outras formas de produção lucrativas, o que se justifica através de um exame histórico.

A origem dos caboclos
A ocupação portuguesa do rio Amazonas se faz, inicialmente, visando expulsar os franceses, deserdados no Tratado de Tordesilhas, traficando com os índios drogas da mata por bugigangas. Quando se aperceberam dovalor comercial das especiarias assim obtidas, substitutivas das que Portugal trazia da Índia, um esforço deliberado se empreendeu para racionalizar e ampliar o negócio. Ai começou a escravização do índio. A resistência foi muito grande e morriam mais índios do que se escravizava.
Uma grande solução para o problema se deu na instalação de núcleos missionários jesuítas. Uma parte dos índiospassou a ser usada nos serviços religiosos, outra pela Coroa na construção de fortificações, portos, edifícios, casas e a maioria na coleta de drogas na mata, tais eram cacau, canela, urucum, baunilha, açafrão...
As condições de convívio entre índios e brancos provocaram uma grande perda linguística, introdução de animais domésticos além do enquadramento no corpo de crenças dos dominadores com cultoaos santos e datas no calendário religioso cristão (catolicismo folclórico).
Essas práticas levaram a uma dizimação das tribos vitimadas por enfermidades que não tinham resistência, trabalho forçado, guerra.
Começou a surgir uma nova população, os portugueses já não sobreviviam na mata sem os índios que eram seus olhos, mãos e pés. Começou a serem trazidas para o Brasil as primeiras famílias...
tracking img