O brasil antes dos brasileiros - proust

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“O Brasil antes dos brasileiros” livro de um arqueólogo francês, professor da UFMG, André Prous, oferece uma boa introdução à do conhecimento da arqueologia pré-histórica do Brasil.Ele se atem maisàs evidências arqueológicas e da a oportunidade para qualquer um, que conhece ou não o assunto, de adquirir uma visão coerente e realista do passado deste território.
No quarto capítulo é tratado maisatentamente os vestígios rupestres e cerâmicos, encontrados no Brasil central e no Nordeste. Ilustrações mostradas no livro demonstram várias formas e estilos de pinturas,além do livro trazer imagensde instrumentos feitos de pedra lascada.
Prous nos diz que provavelmente a arte rupestre, em sua grande maioria de obras, foram feitas antes da Era Cristã. Considerados grafismos, foram feitos paraafirmar etnia, crença, magia e outros. Não foram encontrados grafismos no Brasil central ou nordestino, provavelmente por falta de rochas para abrigo.
A Tradição Nordeste surgiu posterioremente, segundopesquisadores, entre 12.000 e 6.000 anos atrás. Alem da Tradição Nordeste, o texto trata sobre a Tradição Planalto, seguida pela Tradição Agreste, a Tradição Itacoatiara. Existem outrasmanifestações, mas nem todas receberam atenção dos arqueólogos.

Os instrumentos de pedra lascada não são muitos, usava-se mais madeira, espinhos e ossos doq eu a pedra. Porém, eles precisavam de objetos maisafiados, e, então, utilizavam as pedras. Vasilhas e cerâmica eram uma forma de mostrar sua cultura, além de fornecer a população a facilidade

A partir do quinto capítulo, trata-se da "Onda Tupiguarani",a explicação para a falta de hífen, vem no texto de Prous, quando ele diz: "A palavra se aplica exclusivamente aos achados ligados a um tipo de cerâmica, não implicando homogeneidade automática nalíngua e nos costumes dos seus portadores." Sendo assim, tupiguarani e tupi-guarani são palavras com sentidos diferentes, o que deve causar cautela ao utilizá-las.
A fabricação de vasilhas era...
tracking img