O belo e o feio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BELO E O FEIO: INTERPRETAÇÕES INFANTIIS SOBRE A RUA SERGIPE

* Angélica Maria de Matos
Érica Mieko Motomura
Heloisa Helena Apª Chaves Duarte.
Universidade Estadual de Londrina
erica_mieko@hotmail.com

Este artigo tem como finalidade socializar a experiência desenvolvida por três pedagogas, bolsistas do PIBID/UEL (o Programa conta com o apoio financeiro da CAPES) imersas na tentativade compreender as peculiaridades de ensinar História para crianças. O/A docente dos Anos Iniciais é responsável por articular as diversas áreas do conhecimento escolar tornando a aprendizagem mais significativa para o aluno. Assim sendo, buscamos desenvolver uma proposta interdisciplinar com alunos da 4ª série de uma escola municipal da cidade de Londrina tendo por centro o estudo da Rua Sergipe,rua importante na constituição e na memória da cidade. Trata-se de uma rua de comércio popular com prédios das décadas de 1950 – 60 datação esta significativa para uma cidade com 78 anos. Utilizamos o material produzido por pesquisadores envolvidos no Projeto Educação Patrimonial IV – Memórias de Rua, financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Dividimos este texto em duaspartes: abordagem teórica sobre a formação do pedagogo e sua relação com a disciplina de História e apresentação das experiências desenvolvidas junto aos alunos, situação na qual buscamos entender as lacunas evidenciadas em nosso processo de formação.
Palavras chave: ensino de História; cultura; memória; patrimônio histórico.

Desde a mais tenra idade o ser humano anseia em significar suavida. O aprendizado de sua própria história pode trazer-lhes possibilidades e transformações impensadas quanto aos os padrões de comportamento que vão se construindo em meio às manifestações culturais (FREIRE, 2000, p.150). A humanização do ser enquanto sujeito e a democratização da cultura parte da conscientização do que somos e do que fazemos com o que somos e possibilita a compreender e agir nomundo. Ao conhecer que existem outras possibilidades o sujeito assume a construção de sua história e, em decorrência, a busca pela transformação da mesma.
Partindo deste princípio abordaremos nesse texto nossa experiência com a inserção do curso de Pedagogia no PIBID, cujo trabalho realiza-se na área de História com o tema Patrimônio Cultural. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçãoà Docência), de acordo com o CAPES oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao desenvolvimento de atividades como docentes nas escolas públicas. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula, articulando as relações entre as instituições de ensino superior e as escolas.
A inserção do Curso de Pedagogia da UniversidadeEstadual de Londrina ocorreu no ano de 2011 com um grupo de onze discentes (alunas de diferentes séries do curso), duas supervisoras (professoras da rede municipal da cidade de Londrina) e a coordenadora Professora Doutora Sandra Regina Ferreira de Oliveira. O proposto para o primeiro ano de trabalho (2011/2012) almejava desenvolver um trabalho sobre a história de Londrina em duas escolas (...)com diferentes resultados no IDEB, utilizando-se de uma metodologia diferenciada para o conteúdo “historia de Londrina”, baseada, principalmente, na análise de fontes que instiguem aos alunos a elaborarem inferências sobre o passado articulando diferentes temporalidades: passado, presente e futuro. Pretendeu-se também desencadear nos licenciados e professores a compreensão da importância do trabalhointerdisciplinar, criativo, alimentador e incentivador da curiosidade e do espírito investigativo inerente às crianças, alunos e alunas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A partir do tema Patrimônio Histórico, organizou-se o subprojeto “As Lentes Captam o que o Coração Sente – Permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina. Nosso trabalho, a partir do...
tracking img