O belo - filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Belo

Não é possível dar uma definição absoluta de belo, embora se possam estudar suas várias acepções no curso da história. A dificuldade de conceituar o belo acompanha a história dafilosofia, desde a Grécia Antiga. Sem pretender recuperar as discussões sobre o tema, pode-se desenhar duas ênfases que recortam as reflexões sobre o belo na tradição filosófica: uma que o define comoideia objetiva e outra para a qual a beleza é determinada pela experiência de prazer suscitada pelas coisas belas. O belo clássico define-se na arte grega com base em um ideal de perfeição, harmonia,equilíbrio e graça que os artistas procuram representar pelo sentido de simetria e proporção.


O Belo segundo Platão.

Platão dissociava o belo do mundo sensível, sua existência ficava confinadaao mundo das ideias (o belo ideal), associando-se ao bem, a verdade, ao imutável e a perfeição.

Para Platão somente a partir do ideal de beleza suprema é que seria possível ter um juízo estético,portanto definir o que era ou não belo, ou o que conteria maior ou menor beleza. Por estar fora do mundo sensível, o belo platoniano está se separado também do julgamento humano cujo estado é passivodiante do belo. Ele estabelecia uma união inseparável entre o belo, a beleza, o amor e o saber.

O belo em Platão serviria para conduzir o homem à perfeição, ao qual restaria a cópia fiel e asimulação, estas concepções filosóficas vão permear a arte grega e ocidental por um longo período, até o século XVIII, com momentos históricos de maior ou menor ênfase no fazer artístico.


O ponto de vistade Aristóteles.

-Concebeu o belo a partir da realidade sensível, deixando este de ser algo abstrato para se tornar concreto, o belo materializa-se, a beleza no pensamento aristotélico já não eraimutável, nem eterna, podendo evoluir.

-Aristóteles dará o primeiro passo para a ruptura do belo associado à ideia de perfeição, trará o belo para a esfera mundana, colocará a criação artística...
tracking img