O beijo "gustav klimt"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O beijo é um quadro do pintor austríaco Gustav Klimt. Executada em óleo sobre tela, medindo 180x180 centímetros, entre 1907 e 1908, é uma das obras mais conhecidas do Klimt, graças a um elevadonúmero de reproduções .
A obra pertence ao período designado de "fase dourada" da criação do autor e é representada por “sinais característicos biológicos e psicológicos do sexo" - as formas estãodefinidas por ornamentos retangulares (masculina) e arredondados (feminina). A ornamentação (auréola) que envolve o casal é definida pelo contorno masculino com as suas costas, qualificado como "tipotorre" ou "campanulado", simbolizando a masculinidade no pescoço forte do homem que impõe o movimento. É ele que, no abraço, segura a cabeça da mulher e vira-a a fim beijá-la. A mulher, aocontrário, é representada de forma passiva - ajoelhada em frente ao homem - num gesto claro de subordinação.
A composição do quadro é antagônica e sugere mais de uma possibilidade de interpretação: por umlado evoca a felicidade da união erótica, por outro, questiona a identidade das duas pessoas e dos dois sexos.
Em "O beijo"  ou "Der Kuss" no original em alemão, baseado em si mesmo e na suaamante Emilie, a mulher fatal aparece submissa, comunica uma sexualidade latente. "O Beijo" constitui o auge do período dourado e torna-se o emblema da Secessão.
Gustav Klimt (Baumgarten, Viena, 14 dejulho de 1862 — Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo destacou-se dentro domovimento Art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum. Klimt foi também membrohonorário das universidades de Munique e Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de...
tracking img