O behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O behaviorismo

O estudo do comportamento

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, que inglês behavior significa “comportamento”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento. O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaçõesentre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito. Para explicar a adoção desses termos, duas razões foram apontadas, a razão metodológica que se deve ao fato de que osanalistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico e a razão histórica, que se refere aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.

A análise experimental do comportamento

O mais importante dos behavioristas que sucedemWatson é B. F. Skinner e sua linha de estudo ficou conhecida como Behaviorismo radical, com base na formulação do comportamento operante. Para poder entender melhor esse conceito, precisamos conhecer um pouco da historia do Behaviorismo introduzindo as noções de comportamento reflexo ou respondente.
O comportamento respondente é o que usualmente chamamos de “não voluntário” e inclui as respostasque são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, as famosas “lágrimas de cebola”, etc. essas são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de“aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por estímulos que, originalmente, não eliciavam respostas em determinado organismo. Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destes. A essas novas interações chamamos também de reflexos, que agora são condicionados devido a uma história depareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Skinner começou o estudo do comportamento e levou a teorizar sobre outro tipo de relação, o comportamento operante que caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.
O comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazemalgo ao mundo em redor. O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. O comportamento operante refere-se à interação sujeito-ambiente e essa interação é chamada de relação fundamental que é a relação entre a ação do indivíduo (aemissão da resposta) e as consequências. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em função das consequências criadas pela nossa ação, como por exemplo, o aprendizado de um instrumento, que nós tocamos para ouvir o seu som harmonioso.
Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Pode ser reforço positivo, todoevento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz e reforço negativo, todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove, ou seja, a remoção de um estímulo aversivo controla a emissão da resposta. Existem também reforços primários que são alguns eventos que tendem a ser reforçadores para toda uma espécie, como por exemplo, agua, alimento e afeto. E os reforços...
tracking img