O barroco no brasil

O BARROCO NO BRASIL
No século XVIII, o Brasil presenciou o surgimento de uma literatura própria a partir dos escritores nascidos na colônia, quando as primeiras manifestações valorizando a terrasurgiram.
Significado do termo Barroco
Usualmente, considera-se que o termo "barroco" advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita". Segundo outras opiniões, porém, o termotem origem na fórmula mnemotécnica BAROCO, usada pelos escolásticos para designar um dos modos do silogismo, o que daria ao termo um sentido pejorativo de raciocínio estranho, tortuoso, que confunde ofalso com o verdadeiro. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana, mas nas artes plásticas, só foi usada no fim do período em questão, pelos críticos dos excessos eirregularidades de um estilo já então decadente e visto como uma simples degeneração dos princípios clássicos.
Contexto Histórico
O Brasil ainda se estruturava sócio economicamente como país colônia de baseaçucareiro. Somente a Bahia e Pernambuco produziam alguma atividade cultural. O Barroco no Brasil é marcado também pela expulsão definitiva dos franceses (1615) e pelas invasões holandesas, na Bahia(1624) e em Pernambuco (1630). O Nordeste passa por rápidas mudanças econômicas, por meio do contato com os holandeses, até sua expulsão, em 1654. Com o declínio da cana-de-açúcar, a hegemoniaeconômica transfere-se para Minas Gerais, onde há extração de minérios outra fonte de riqueza, que contribui para o desenvolvimento econômico.
O Barroco no Brasil foi o movimento artístico mais importante doperíodo colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé. Nasceu da crise de valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econômica vivida em conseqüência da falência docomércio com o Oriente. Inicia-se no Brasil em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira. Estende-se por todo o século XVII e início do XVIII. Seu rebuscamento reflete o...
tracking img